Select Page

Associação de Futebol de Leiria procura homens (e mulheres) do apito

Associação de Futebol de Leiria procura homens (e mulheres) do apito

André Franco, Carlos Amado, Fábio Piló, Marco Gomes, Fábio Veríssimo, Jorge Faustino, António Nobre, Luciano Gonçalves, Inês Freitas e Vânia Roque são alguns dos árbitros que foram promovidos na última época. São também, a par do internacional Olegário Benquerença, membros do quadro de arbitragem da Associação de Futebol de Leiria (AFL).Prestes a começar mais um curso para “homens de negro”,  a AFL gostaria de ver o “tal” quadro mais concorrido. “Temos no ativo, 112 árbitros de futebol e 51 no futsal. Não são suficientes e a variante mais problemática é o futsal”, explica Carlos Brites, presidente do Conselho de Arbitragem da AFL, justificando com o crescimento do número de equipas de futsal.

Entre as principais razões para a falta de elementos de arbitragem, Carlos Brites aponta a má imagem que comentadores e dirigentes criam ao falar da atividade. “Enquanto não se mudar esta mentalidade e se continuar a ouvir falar mal dos árbitros, de domingo a quarta-feira, vai ser difícil chamar os jovens para a atividade”, lamenta.

Mas o dirigente encontra vantagens na atividade: “Estão em contacto com a modalidade, praticam desporto duas vezes por semana – no caso dos distritais -, mais os jogos, e recebem uma compensação financeira, que pode ajudar a pagar as despesas dos estudos e não só. Um árbitro de 1ª categoria [campeonatos nacionais profissionais e camadas de formação] pode ganhar por jogo mil euros”, adianta.

Com a profissionalização do árbitros portugueses a ser cada vez mais uma realidade, Carlos Brites vê no apito “uma oportunidade de carreira”.
A AFL inicia no próximo dia 2 de novembro o curso de arbitragem de futebol e futsal, com 40 horas de formação teórica, e 100 horas de formação teórico-prática com arbitragens de jogos de futsal e futebol. As inscrições decorrem até dia 2 pelo email arbitragem.afleiria@fpf.pt. MG

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a criação do Museu Salazar?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This