Select Page

Hugeek: Empowerment – um potencial exemplo?

Hugeek: Empowerment – um potencial exemplo?
Hugo Menino Aguiar, presidente da Associação Fazer Avançar hma@fazeravancar.org

Há jovens entre os 16 e 30 anos de idade que não estão a ter ou, não tiveram, a experiência necessária para desenvolver capacidades que lhes permita criar os seus próprios projetos ou integrar o mercado de trabalho. Este cenário coloca estes jovens numa situação de desocupação/desemprego. O problema agrava-se ainda mais no caso destes jovens que pertencem a comunidades em situação de exclusão. Nesse caso as consequências vão até ao aumento de estigmas e preconceitos.

Leiria foi vencedora numa competição nacional com uma ideia para resolver este problema. O projeto, que vai ser testado em Leiria, chama-se Speak Empowerment e tem como objetivo acompanhar e desenvolver capacidades de jovens em situação de exclusão socio-cultural e profissional, pertencentes a comunidades imigrantes ou especificas, por forma a garantir a sua preparação para os desafios atuais do mercado de trabalho e capacidade de criação e implementação do próprio negócio.

O programa é exclusivo para os participantes do Empowerment mas a documentação estará disponível para que qualquer um de nós possa usufruir. Orgulho pela Associação Fazer Avançar, pela cidade e parceiros – ACIDI e Município de Leiria.

Este ano aceitei o desafio lançado pelo REGIÃO DE LEIRIA de adicionar a este espaço dois momentos em cada crónica. Aqui vão os desta semana:

Momento 1: A Rússia aprovou recentemente uma lei anti-gay. Os jogos Olímpicos de Inverno, que simbolizam união e diversidade, ficam marcados pela ameaça e perseguição à comunidade LGBT e aos seus apoiantes. O mundo revoltou-se, desde a Google que fez o doodle com a bandeira arco-íris até ao Canadá que fez campanhas humorísticas sobre o assunto. É bom ver a balança a favor do Homem, a favor da liberdade e a esmagar o preconceito.

Momento 2: 5 jovens vão percorrer Portugal com um orçamento de 5€ cada. Não sei se vão longe, mas torço para que se divirtam e vivam esta loucura. Influenciem-nos a viver esta vida de forma honesta com o nosso “eu”. Como dizia o amigo Oscar Wilde “be yourself; everyone else is already taken”.

(texto publicado na edição de 13 de fevereiro de 2014)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Deve haver exceções na proibição de lançamento de fogo-de-artifício?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This