Assinar
Sociedade

Antiga escola é aposta para fixar investigadores na Batalha

Já foi a escola preparatória da Batalha, albergou os Paços de Concelho e uma escola profissional de artes e ofícios. Agora a aposta passa por fazê-lo regressar à área da educação e conhecimento.

Já foi a escola preparatória da Batalha, albergou os Paços de Concelho e uma escola profissional de artes e ofícios. Agora a aposta passa por fazê-lo regressar à área da educação e conhecimento.

p12 batalha
No imóvel já funcionaram os Paços de Concelho e duas escolas

“Era essa a vontade do benemérito” que doou o imóvel ao município, explica o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos. Refere-se ao edifício dos herdeiros do Dr. José Maria Pereira Gens.

O projeto que visa recuperar e adaptar o edifício às suas novas funções, implicando um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros. Está pronto, à espera da janela de oportunidade para o candidatar a fundos comunitários.

A ideia, explica o presidente do município, passa por criar condições para o trabalho de investigadores ligados ao património concelhio: do Mosteiro da Batalha aos vestígios da presença romana, entre outros.

Este é um edifício classificado como sendo de interesse municipal e através de uma nova unidade ligada à investigação, em jeito de laboratório de ideias, pretende-se “ fixar investigadores que se debrucem sobre as questões do património”, refere Paulo Batista Santos.

Bem perto, o antigo Hospital da Misericórdia, deverá igualmente sofrer uma intervenção visando a sua reabilitação. No verão debateu-se o destino a dar ao edifício mas agora a devisão está tomada: “vamos apostar na intervenção naquele espaço que está degradado e com risco de queda”, acrescenta.

Carlos S. Almeida
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt

(Notícia publicada na edição de 23 de outubro de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados