Assinar
Mercado

Mais 25 milhões para a energia das ondas de Peniche

Um investimento de 25 milhões de euros vai permitir a exploração comercial da energia das ondas, em Peniche, a partir de 2017.

Um investimento de 25 milhões de euros vai permitir a exploração comercial da energia das ondas, em Peniche, a partir de 2017. O projeto é liderado pela empresa finlandesa AW Energy, que pretende instalar no distrito de Leiria, na região Oeste, um parque para produção de eletricidade.

peniche pode vEm causa está a construção, montagem e instalação no fundo do mar da tecnologia Wave Roller, que começou a ser testada em Peniche no ano de 2007. Ao largo da praia da Almagreira, vão ser colocadas 16 máquinas com pás gigantes que oscilam ao sabor da ondulação, permitindo a produção de energia elétrica que depois é injetada na rede pública.

Cada módulo tem 350 quilowats de potência, para uma capacidade total equivalente a 5,6 megawats. Estão a ser desenvolvidos nos Estaleiros Navais de Peniche.

Os testes já realizados demonstraram condições para alimentar as necessidades de uma aldeia com 120 edifícios e 360 habitantes.

O investimento agora anunciado pela AW Energy beneficia de um incentivo da União Europeia no valor de 9,1 milhões de euros. Os finlandeses pretendem, a prazo, criar um centro de produção em Portugal no valor de 100 milhões de euros.

(Notícia publicada na edição de 23 de outubro de 2014)

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar