Select Page

Base Aérea de Monte Real assinala dia aberto no próximo domingo

 Serão milhares as pessoas que, no próximo domingo, vão visitar a Base de Monte Real (BA5), no concelho de Leiria. A atividade da Força Aérea é já uma tradição. Em 2016, os números revelaram que 16 mil cidadãos passaram a porta de armas.

O comandante João Caldas prefere não adiantar prognósticos mas acredita que serão muitos os visitantes que irão receber. “Estes dias da Base aberta permitem um contacto com a população e a possibilidade de estar perto das aeronaves, o que fascina as pessoas, sobretudo os jovens. O que tenho pedido é que os nossos militares pensem na interatividade. Deixem o miúdo vestir um fato de voo, fazer um cabo, apertar um parafuso. Essa interatividade cativa as pessoas”, afirma. 

 

Entre as muitas atividades previstas, o batismo de voo continua a conquistar adeptos. Contudo, devido à capacidade limitada para o exercício, muitos são os que poderão experimentar conduzir um F16, Alfajet ou Alouette III, em voo virtual, numa parceria com a Samsung.

A panóplia de armamento dos aviões de caça, a tecnologia e acesso ao cockpit do F16 e as várias aeronaves que compõem
as esquadras de voo da BA5 serão também elementos presentes para que a interação resulte da melhor forma. A visita à torre de controlo está prevista e com sorte poderá estar no topo quando acontecer a descolagem das parelhas de F16.

O surfista Garrett McNamara é o padrinho da edição de 2017 do Dia da Base Aberta, numa espécie de “recompensa” pela forma como tem divulgado Portugal e a região pelo mundo.

Mas nem só de aviões se fala no próximo domingo. Os vários espaços da Base vão ter exposições de viatura de combate Condor, aeronaves históricas, automóveis antigos desportivos e clássicos, aeromodelismo, modelismo e lego.

Os mais aventureiros podem realizar uma mini-recruta ou atividades militares e desportivas. A EcoKart Portugal vai estar presente com a experiência de condução do primeiro kart elétrico português, um projeto pioneiro em Portugal, que se insere na área da mobilidade sustentável e dos desportos motorizados sem emissões poluentes.

Há ainda uma vertente solidária na iniciativa. A Base de Monte Real convida todos os visitantes a doar um bem alimentar ou um artigo de bebé ou um artigo ou ração para animal. Os bens angariados serão entregues à Liga dos Combatentes, Associação de Defesa e Apoio à Vida – Leiria (ADAV) e Associação Protetora de Animais da Marinha Grande (APAMG).

“Para os que vieram no ano passado, há sempre novidades e cada vez mais interativas. É também uma atitude responsável de recrutamento mostrar o que fazemos, como fazemos e a nossa responsabilidade na defesa nacional”, assegura João Caldas.

As portas abrem às 10 horas e encerram às 17 horas. A entrada é livre.

À semelhança de outras edições, o REGIÃO DE LEIRIA está a oferecer dois bilhetes para batismo de voo no C-295 aos assinantes do REGIÃO DE LEIRIA (com assinatura regularizada).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Acredita que as Termas de Monte Real irão abrir em 2018?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

O Tempo

Humidity: 59%
Clouds: 1%
Wind(W): 15kph
céu claro
Segunda-feira
Terça-feira
12°
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
-1°

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This