Select Page

Voluntários mobilizam-se para limpar zona da Lagoa da Ervedeira

A zona da Lagoa da Ervedeira, na freguesia do Coimbrão, não escapou ao fogo de 15 de oububro  Foto: Joaquim Dâmaso

“Melhor vida com Lagoa despoluída” é o mote para uma ação de limpeza de resíduos sólidos na envolvente da lagoa. A iniciativa, promovida pelo Grupo de Amigos da Lagoa de Ervedeira (GALE), realiza-se este sábado, dia 28, a partir das 15 horas.

A ideia passa por recolher garrafas de vidro, plásticos, latas, pregos e madeiras queimadas, que sobraram do incêndio que lavrou na Mata do Pedrógão nos dias 15 e 16 de outubro.

Os voluntários são convidados a munir-se de luvas e material para apanhar os resíduos, como ancinhos, enxadas e ímanes.

A posterior remoção e transporte dos resíduos para o aterro adequado ficará a cargo da Câmara de Leiria.

Virgílio Cruz, porta-voz do GALE, adianta ao REGIÃO DE LEIRIA que esta ação popular se segue a outra realizada no passado domingo, em que foi retirado alguns vidros, plásticos, latas e alguma madeira.

Madeira pouco sobrou, tais as temperaturas elevadas provocadas pelo fogo, acrescentou o responsável, que se afirma preocupado com as cinzas e com a infiltração do “pó químico que é injetado nas madeiras tratadas” e que, “a curto prazo, poderão trazer contaminar a pouca água que existe na lagoa”.

“Sempre alertei diversas entidades que tínhamos aqui um grande barril de pólvora devido ao excesso de vegetação e para o perigo iminente de arde”, acrescenta Virgílio Cruz, afirmando que o GALE nunca foi autorizado a fazer uma “limpeza controlada”.

“Nunca nos permitiram retirar canas, silvas e ervas invasoras de forma voluntária e, de um momento para o outro, ficamos sem ecossistema e não sei como as entidades competentes irão fazer para o renovar”, sublinha.

“Sabemos que a própria natureza o fará mas vai demorar”, admite, que vê “com pena” a perda de “uma grande pérola”.

Mais informações sobre esta ação podem ser obtidas através do número de telefone 912 836 374.

MR

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo