Select Page

Troféu do Festival da Canção foi produzido em Alcobaça pela Vista Alegre

O vencedor do Festival da Canção 2018 vai levar para casa um microfone de cristal com uma decoração a ouro, que mede 30 centímetros de altura, pesa cerca de 3,5 quilos e que foi produzido na fábrica de cristal e vidro da Vista Alegre em Casal da Areia, concelho de Alcobaça.

O troféu será entregue ao sucessor de Salvador Sobral na final do concurso, agendada para o próximo domingo, dia 4, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

A RTP, organizadora do evento, convidou a Vista Alegre a desenvolver um troféu exclusivo, com o único requisito de que representasse um microfone de estúdio/gravação. “A abordagem do designer foi criar um troféu que resultasse de uma simbiose dos elementos técnicos determinantes desse tipo de microfone com o cristal, matéria nobre, pura e transparente que a torna única”, explicou a marca, que produz porcelana, cristal, louça de forno, faiança e vidro manual. A decoração feita a ouro reforçou “a ideia de prémio” e enalteceu “este troféu de forma singular”.

O processo de fabrico da peça é “todo manual”, iniciando-se na zona quente da fábrica, “onde o vidreiro colhe o cristal do forno, com a ajuda da cana, e faz blocos maciços de cristal”. Estes blocos seguem para a secção de escultura, onde, “após muitas horas de trabalho de desgaste com rodas diamantadas, se chega à forma final das peças”. Posteriormente, seguem para “um banho de ácido de modo a recuperarem todo o brilho inerente ao cristal”.

A gravação dos logótipos da RTP, do Festival da Canção e ainda da inscrição “Canção Vencedora” é o próximo passo, sendo que nessa última secção grava-se uma “trama na parte superior da peça que imita a grelha dos microfones” e “o processo de gravação é feito a jato de areia com ajuda de écrans”. Os troféus são depois decorados com pintura manual a ouro.

Para a antiga Atlantis, detida pelo Grupo Visabeira, esta parceria “é muito prestigiante para a marca”, tendo “a oportunidade de dar a conhecer as suas capacidades para produzir peças exclusivas, únicas e originais”. Além de um primeiro protótipo, estão a ser executados dez troféus para a RTP, com design de Bruno Escoval e escultura de Luís Vicente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que avance, a curto prazo, o processo de regionalização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Semana de Moldes 2018

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This