Select Page

Depósito de estrume provoca maus cheiros e invasão de moscas na quinta de S. Romão, Leiria

Deposição de lamas num terreno junto ao Clube da Escola de Ténis de Leiria tem provocado maus cheiros e uma invasão de moscas Foto: Joaquim Dâmaso

Maus cheiros e moscas têm invadido a quinta de S. Romão, em Leiria, nas últimas semanas, suscitando várias queixas entre os moradores. Na origem do problema está a deposição de estrume num terreno situado junto ao Clube da Escola de Ténis de Leiria.

A Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP já se deslocou duas vezes ao local após denúncias, nos dias 11 e 25 de setembro, levantou os respetivos autos de notícia mas a situação continua na mesma: as lamas mantêm-se no local.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, a PSP informa ter verificado no dia 11 que “tinha sido feita uma descarga” e que encetou, sem sucesso, diligências para tentar identificar o responsável pela descarga.

No dia 25, a PSP voltou ao local tendo constatado a realização de novas descargas. A PSP informou entretanto que já identificou o proprietário do terreno, que foi informado “da obrigatoriedade legal da remoção dos resíduos/estrume”, estando ainda por identificar o autor da infração.

Segundo a PSP, várias descargas, que se apurou serem de estrume de galinha, têm sido realizadas naquele local desde o dia 7 de setembro.

A PSP, que continua a desenvolver “diligências no sentido de reunir matéria indiciária para aplicação de contraordenações à luz da portaria que regulamenta a gestão dos efluentes das actividades pecuárias bem como o apuramento de eventuais responsáveis. remeteu o auto de notícia para a CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, com conhecimento ao delegado de Saúde e à Câmara Municipal de Leiria.

Apesar de diversas tentativas, o REGIÃO DE LEIRIA não conseguiu obter esclarecimentos junto destas entidades sobre este assunto.

(Notícia atualizada às 16h45)

MR

1 Comentário

  1. aRMANDO

    Hoje, 04/10/18, pelas 17h, presenciei o transporte de matéria igual à noticiada em direcção à freguesia das Cortes, pelas estradas “EM544 e R. Nossa Sra. de Fátima” vinda do Soutocico, Arrabal.

    Desconheço a origem exacta, mas obtive contacto com a viatura junto à rotunda da estrada EM544 no Soutocico, Arrabal

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

A APP do REGIÃO DE LEIRIA

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com o fim dos comandos distritais da Proteção Civil?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This