Assinar
Nazaré

Peixe gigante no areal da Nazaré alerta para poluição do mar e das praias

Iniciativa de sensibilização ambiental foi desenvolvida por Jorge Leal com a ajuda de mais dois amigos. A criação “vinda do mar” esteve em exposição durante três dias na Praia do Norte.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por POLVO_Jorge Leal (@polvo32) a

“Big Fish” foi construído com recurso a resíduos recolhidos no areal, a norte da Praia do Norte, na Nazaré Vídeo e fotos: Jorge Leal

Apaixonado pela praia e pelo mar, o fotógrafo Jorge Leal lançou-se na última semana num novo desafio: uma iniciativa de sensibilização ambiental para cuidar daquilo que é o ponto de partida para o seu trabalho diário.

A viver na Nazaré, Jorge Leal decidiu dar um passeio no areal, para norte, da Praia do Norte. “Assisti a uma imagem deprimente, plástico por todo o lado. Decidi fazer um monte de plástico e, um dia depois, não conseguiu voltar à praia sem o voltar a fazer”.

Bastaram sete pequenos passeios para juntar sete montes de lixo, sobretudo plástico, muito dele resultante das artes da pesca.

Com uma quantidade de lixo significativa recolhida, Jorge Leal pediu ajuda a dois amigos que, no sábado, recolheu todo o conteúdo amontoado com recurso a um buggy.

“Juntámos tudo e decidi construir um peixe vindo do oceano, um ‘big fish’, para chamar à atenção do problema. É uma forma de sensibilizar quem frequenta as praias. Todas sofrem com deste problema, sobretudo após as tempestades, mas eu não consegui ir à praia e deixar que aquilo me passasse ao lado”, conta o fotógrafo, habituado a captar ondas gigantes, que ficou conhecido por registar as ondas surfadas por Garrett McNamara e a “big mama” de Hugo Vau.

“Infelizmente, a maioria do lixo recolhido é material de pesca, redes e depósitos, ou seja, é deixado no mar por quem vive do mar e para o mar. Depois vem tudo para o areal e a praia devia estar mais limpa. A sensibilização para a poluição ambiental começa em casa. Até quando vamos na rua e vemos lixo no chão. Não podemos ficar indiferentes a esta realidade”, defende.

O “big fish” esteve na Praia do Norte durante três dias e, na segunda-feira, os resíduos foram encaminhados para reciclagem, com a colaboração da Nazaré Qualifica e a autarquia da Nazaré.

“Rethink Plastic – Save our Seas/ The longer we wait, the worse it get’s… Tks to all that helped to build the bigfish…”, partilhou Jorge Leal na sua publicação no instagram que replicamos no topo deste artigo.

Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados