Select Page

Crianças escrevem livro para combater abandono animal

Há uma gaiola com um pássaro, um aquário com tartaruga e peixes, um grilo e bichos da seda. O canto dos animais na sala de aulas da Turma 2 do 2º ano do Centro Escolar de Monte Redondo é diversificado e os alunos queriam acolher ainda alguns dos cães abandonados que circulavam nas ruas da freguesia.

A vontade revelou-se infrutífera mas serviu de mote para o concurso nacional “Conta-nos uma história”, da DGEST, com o tema Educação para a Cidadania. “Fizemos uma gravação em áudio mas a história tinha mais de cinco minutos e com um texto tão bonito e inocente, precisávamos de mostrar a história a outras pessoas e ajudar os animais”, conta Sofia Sousa, professora que
conduziu o trabalho. “Naturalmente os alunos perceberam que o número de casos de abandono era grande e que era preciso  fazer algo pelos animais”, acrescenta.

Do podcast ao livro “Cãopanheiro” foi um salto e os 22 alunos puseram mãos à obra: construíram o texto, ilustraram cada passo
da história e até votaram, em assembleia, o nome do cão. “Isto também é educação para a cidadania. Trabalhámos as  competências dentro e fora de aula, fizemos as contas de quantos livros teremos que vender para chegar ao nosso objetivo –  1.000 euros para cada associação -, aprendemos os números até ao mil, uma meta do 2º ano, trabalhámos os trocos,…”, conta a professora.

“O que seria um simples concurso, deu mil e uma voltas e de uma semente muito pequena, extravasou a sala de aula e tornou-se num projeto de toda a comunidade que envolveu alunos, pais, empresas locais,… Parece que temos um novo brinquedo”, afirma.

O livro foi apresentado na sexta-feira, dia 14, na festa de encerramento do ano letivo do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Carreira, e vai estar à venda (8 euros) na escola, papelarias e posto de correios de Monte Redondo. A totalidade da receita será atribuída às associações Zoófila de Leiria e Desprotegidos  – Animais em Risco.

A obra vai também ser oferecida a todos jardins de infância e escolas de 1º ciclo da rede pública do concelho de Leiria.

Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara Municipal da Marinha Grande deve comprar as piscinas de São Pedro de Moel?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This