Assinar
Leiria

Jovem consultor cria sistema de alertas sobre falhas de água em Leiria

Fábio Gameiro desenvolveu uma conta no Twitter para partilhar os alertas de falhas de água no concelho de Leiria. Os SMAS já o fazem através de uma aplicação móvel mas esta está apenas disponível para Android.

Ecrã do telemóvel na página do SMAS

Aplicação dos SMAS apenas funciona no sistema Android, não chegando a todos os utilizadores

Fábio Gameiro tem 32 anos e é consultor numa empresa multinacional de tecnologias de informação com sede nos EUA. Vive em Odivelas, mas é natural de Santa Catarina da Serra. E foi em casa dos pais, com a ajuda involuntária de uma máquina de limpeza, que percebeu que o seu conhecimento no âmbito das tecnologias poderia ajudar os outros residentes no concelho. Como? Com a criação de uma conta no Twitter.

A história é simples e contada pelo próprio: “há cerca de duas semanas e meia estava em casa da minha mãe, no concelho de Leiria, e estava a tentar ligar uma máquina de limpeza de pressão. Visto que não estava a conseguir pensei que fosse um problema na máquina”. Não era. Era uma falha no abastecimento de água, da responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria.

Contactou os SMAS e o problema foi resolvido. Mas percebeu que em tempos de novas tecnologias, parte dos utilizadores estavam privados do acesso a informação útil sobre o abastecimento de água. É que “os alertas de interrupção de abastecimento [que os SMAS divulgam através da aplicação LizAquq] não existiam no site nem em aplicação para iOS”.

De facto, explicam os SMAS, a aplicação LizAqua dos SMAS de Leiria foi criada em 2017, tendo ficado disponível nessa data, numa primeira fase para Android e iOS e atualmente só para Android. Enquanto tarda a aplicação em iOS – usada nos telemóveis da Apple -, a alternativa é consultar a conta criada por Fábio Gameiro.

“Todos devem ter acesso à informação e após cerca de 24 horas depois de ter falado com eles [SMAS] disponibilizei a informação no Twitter”, conta.

E ela lá está, em twitter.com/SMAS_LRA_alerts. A informação é aquela que é proveniente dos SMAS para a aplicação Android, explica o jovem consultor.

(Notícia publicada na edição impressa de 7 de novembro de 2019)

CSA

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados