Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Fernando Lopes, médico cardiologista e antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, faleceu hoje, quarta-feira, aos 90 anos.

Licenciado em Medicina, pela Faculdade da Universidade de Coimbra, foi cardiologista desde 1962 e iniciou funções no Hospital D. Manuel de Aguiar, em Leiria, no ano de 1963, na altura denominado Hospital Distrital de Leiria, tendo presidido ao primeiro Conselho de Administração, por nomeação ministerial.

Foi ainda director do Hospital de Leiria e criou a Liga de Amigos do Hospital.

Desempenhou ainda cargos políticos, como vereador da Câmara de Leiria, no executivo liderado por Lemos Proença, “onde apresentou uma candidatura à rede internacional de cidades saudáveis, promovida pela OMS”, refere uma nota biográfica do médico.

Foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria entre janeiro de 2001 e novembro de 2015, sendo sucedido no cargo pelo vice-provedor Carlos Poço. “É a perda de um amigo, que registo com dor”, diz em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA.

O atual provedor da SCML teve conhecimento do falecimento de Fernando Lopes esta manhã e, apesar das “divergências por questões estratégicas”, recorda que Fernando Lopes “foi sempre uma pessoas que praticou o melhor que fazia e sabia. E tudo o que fez foi com a melhor das intenções”. “Nunca deixei de ser amigo dele ao longo de 30 anos e o Dr. Fernando Lopes foi um bom homem, uma pessoa boa. A sua perda deixa sempre uma dor”, acrescenta.

O funeral decorre na sexta-feira, dia 20, pelas 10 horas, na Casa Mortuária de Leiria, onde o corpo está em velório a partir de hoje, quarta-feira, após as 17 horas.

MG