Assinar
Autárquicas 2021

Alcobaça: Saída de cena do social-democrata Paulo Inácio abre novo ciclo político

Sete candidatos concorrem à presidência da Câmara de Alcobaça no próximo dia 26 de setembro. Conheça as suas prioridades.

Alcobaça

População residente 54.981
Eleitores 48.501
Freguesias 13
Câmara Municipal 7 eleitos
Assembleia Municipal 21 eleitos

Com a saída de Paulo Inácio, que não se poderá recandidatar ao cargo de presidente de Câmara, por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos, abre-se um novo ciclo político em Alcobaça.

Num concelho tradicionalmente laranja, o “vice” Hermínio Rodrigues pretende prolongar o ciclo de 24 anos de poder do PSD, período durante o qual exerceu funções como vereador: nos primeiros 12 anos ao lado de José Gonçalves Sapinho e os 12 anos seguintes com Paulo Inácio.

Após seis vitórias consecutivas, cinco das quais com maiorias absolutas, os social-democratas querem manter o bastião, que só foi quebrado por três vezes, em períodos intermitentes, por Miguel Guerra (PS).

Mais de duas décadas depois, é precisamente o sobrinho do histórico socialista, Carlos Guerra, que o partido candidata para encerrar o ciclo de 24 anos do PSD. Nas últimas eleições, os socialistas subiram a votação, mas não chegou para eleger mais de dois vereadores, pecúlio que mantêm desde 2009.

O CDS-PP, que triplicou há oito anos a votação com um antigo “vice” de Gonçalves Sapinho e que voltou a ter representação no executivo municipal, baixou o número de votos nas últimas eleições, mas conseguiu manter o vereador. Agora, Carlos Bonifácio sai de cena e entra António Vieira para tentar manter o lugar.

Quem também procura voltar ao executivo municipal é a CDU, que em 2017 perdeu o único vereador que a coligação conseguiu eleger em Alcobaça desde 1997. Clementina Henriques vai a votos para tentar recuperar o lugar, conquistado por Rogério Raimundo.

Há ainda outro candidato de peso neste xadrez político: Rui Alexandre. O antigo líder local do PS, que chegou a ser escrutinado para ser candidato do partido à Câmara acabou derrotado e avançou, com surpresa, com uma candidatura independente, apoiada pelo Nós Cidadãos.

A Iniciativa Liberal (Miguel Silvestre) e o Chega (Isabel Ventura) estreiam-se nas lides autárquicas em Alcobaça.

Conheça, de seguida, a opinião dos sete candidatos em Alcobaça.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.