Assinar
Pombal

Mercado Medieval regressa hoje ao Castelo de Pombal e fica até domingo

O espaço vai reunir “artesãos, taberneiros, regatões, animações e recriações históricas”

Foto de Arquivo

O Castelo de Pombal e a sua envolvente acolhem a partir desta sexta-feira e até domingo, dia 10, uma nova edição do Mercado Medieval, que quer fazer “regressar” aquele monumento nacional à Idade Média.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Pombal explica que o espaço vai reunir “artesãos, taberneiros, regatões, animações e recriações históricas, numa interpretação das vivências medievais, focadas no tema central dos Templários e da construção do castelo”.

No espaço envolvente ao monumento, o Mercado Medieval “acolhe várias zonas dedicadas à venda de produtos artesanais, alimentos, utensílios e ferramentas da época medieval, com lotação limitada e controlo de entradas e saídas”.

“Perspetiva-se que a edição 2021 seja positiva, apesar de ainda se viver num contexto de pandemia, embora menos gravoso”, refere a nota, adiantando que o evento está sujeito ao cumprimento de um plano de contingência, elaborado pelo Gabinete de Proteção Civil, aprovado pelo vice-presidente da câmara municipal e validado pela Autoridade de Saúde Pública.

“Na área designada para o efeito estarão 40 expositores que cumprirão as normas da DGS [Direção-Geral da Saúde]”, esclarece a nota, salientando que “a zona de espetáculos terá uma lotação máxima de 150 lugares, por cada espetáculo, havendo vários ao longo de cada dia do evento”.

A câmara municipal acrescenta que vai colocar à disposição dos visitantes “uma rede de transporte eventual gratuito, entre o centro da cidade (Largo do Cardal) e o castelo”, apelando para a sua utilização.

A vereadora com o pelouro da Cultura, Ana Cabral, adiantou que espera “uma grande adesão”, lembrando que o Mercado Medieval não se realizou no ano passado e que esta edição esteve prevista para abril, acabando por se optar por esta data devido ao Dia Nacional dos Castelos, que se assinalou na quinta-feira.

Considerando que se trata de um “momento de encontro”, Ana Cabral apontou a “gastronomia, artesanato ou espetáculos que vão decorrer dentro do Castelo” como fatores que justificam uma deslocação ao Mercado Medieval.

A vereadora destacou, ao nível da animação, o grupo Cornalusa, bailadeiras do povo, trovadores e danças orientais pelas odaliscas do mouro Al-Pal-Omar.

O Mercado Medieval começa às 14h00 de sexta-feira e termina às 22h00 de domingo. Inclui recriações históricas, como o anúncio da chegada do mestre Gualdim Pais da Terra Santa ou da beneficiação do Castelo, por ordem daquele.

O Mercado Medieval é uma organização do Município de Pombal e da Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.