Assinar
SOS Ucrânia

Camião que partiu de Leiria já entregou bens na fronteira da Ucrânia

Grupo de Leiria está motivado e sentido de sacrifício e ajuda ao próximo não faltam para completar esta missão solidária.

Eram 6 horas em Portugal, 7 horas na Hungria, quando o primeiro camião que saiu de Leiria, na passada quinta-feira, com 20 toneladas de bens, começou a descarregar a mercadoria com destino à comunidade ucraniana.

Os bens foram entregues na região de Tiszabecs e encaminhados para uma associação ucraniana.

Ana Santos, uma das motoristas que conduziu esta ajuda humanitária, conta que chegou ontem à noite ao destino, mas a descarga foi adiada para hoje, pois segundo alguns voluntários, “os acessos até à fronteira estão complicados”. “À hora que chegarmos deverão estar os voluntários todos prontos para se descarregar o camião, finalmente”, realçava, orgulhosa por ter cumprido a missão solidária.

Sobre o ambiente que a dupla de camionistas encontrou, Ana Santos explica que a “viagem tem sido feita praticamente toda de noite, em termos de trânsito está muito calmo”, “muito semelhante” ao que costumam encontrar nas rotas regulares que realizam. “Mas também não nos aproximámos da Ucrânia. Acho que o troço mais próximo da Ucrânia é que estará mais complicado”, acrescenta.

Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, Miguel Novais, comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria e um dos elementos que viajou para aquele país europeu para transportar refugiados para a região de Leiria, explica que todo o trajeto decorreu dentro da normalidade e o estado de espírito do grupo está “muito bem”. “Motivação e sentido de sacrifício e ajuda ao próximo não faltam. Estamos bem e cheios de vontade de ajudar quem conta conosco”, diz.

Bombeiros de várias corporações de Leiria integram grupo de voluntários. Ontem contactaram com alguns dos refugiados que vão transportar para Leiria. Foto: FF

O grupo, com três carrinhas, deve partir durante o dia de hoje em direção ao Leiria, transportando consigo cerca de 20 pessoas, maioritariamente mulheres e crianças, previamente sinalizadas e com ligações familiares à região.

Ajuda de Óbidos também chega ao destino

Em poucos dias, o primeiro camião que saiu do quartel de Bombeiros de Óbidos, carregado com bens para as famílias e crianças vítimas da guerra na Ucrânia, também chegou a território ucraniano.

O veículo viajou até à cidade de Lviv para descarregar os bens doados pela comunidade junto dos militares ucranianos que depois os irão distribuir pelas vítimas do conflito, explica a corporação na sua página de Facebook.

Hoje, segunda-feira, uma equipa de cinco operacionais viaja para a Polónia, durante duas semanas, para prestar apoio aos refugiados da Ucrânia, que se deslocaram para aquele país.

A missão, explica a corporação, “tem como propósito o apoio logístico à missão solidária” que têm realizado nos últimos dias, “garantindo que os bens que foram doados pela comunidade, região Oeste e de vários pontos do país, chegam às famílias e crianças mais necessitadas, em particular aquelas que estão nos campos de refugiados junto à fronteira da Ucrânia”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados