Assinar
Ourém

Incêndio de Ourém está perto de entrar em resolução, autarca fala em “terrorismo puro”

Trabalhos durante a noite permitiram controlar o incêndio que continua com duas pequenas frentes ativas próximo da localidade de Aldeia Nova.

A manhã de sábado chega com boas notícias. O incêndio que lavra no concelho de Ourém está perto de entrar em fase de resolução.

Em declarações à SIC Notícias, pelas 8h30, David Lobato, comandante distrital de operações da Proteção Civil de Ourém, esclareceu que chegaram a estar envolvidos cinco meios aéreos para lidar com os pontos quentes desta ocorrência e garantiu que as “preocupações” com possíveis reativações, devido à subida da temperatura e do vento ao longo do dia, vão levar a “manter o mesmo dispositivo pelo menos hoje o dia todo e possivelmente amanhã”.

“Temos duas pequenas frentes ativas na zona da Aldeia Nova. Neste momento, os meios que já estão estabelecidos no perímetro do incêndio, em princípio, mais meia hora deverão conseguir debelar a situação. Esperamos dentro de meia hora colocar o incêndio em resolução”, afirmou o responsável.

Ontem à noite, em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, disse que o que está a acontecer no concelho este verão com os vários incêndios que têm atingido o território é “terrorismo puro”.

“O que estão a fazer ao concelho de Ourém é terrorismo puro”, afirmou, antevendo uma “tragédia muito maior do que tem acontecido” no concelho “se não houver mais aposta na prevenção e no controlo das nossas florestas”.

Neste incêndio, que teve início ontem ao princípio da tarde, registaram-se quatro ignições quase em simultâneo, o que aponta mão criminosa.

O autarca reconheceu que o concelho tem uma “grande mancha florestal com muitas casas pelo meio”, o que dificulta o combate, e que esta sexta-feira os bombeiros de Ourém estiveram “sozinhos” a combater o fogo.

Pelas 9h50, este incêndio mobilizava ainda 692bombeiros, 213 meios terrestres e seis meios aéreos.

Assumindo a expectativa de uma “tarde de muito trabalho”, Comandante distrital de operações da Proteção Civil de Ourém referiu ainda que a proximidade deste incêndio obrigou à retirada de cerca de 30 pessoas das respetivas habitações e que arderam “armazéns, barracões agrícolas e um aviário”. David Lobato assegurou também que não se registaram feridos, apenas pessoas que foram assistidas.

A destruição do aviário por este fogo provocou um prejuízo de cerca de um milhão de euros, para a empresa situada em Resouro, na freguesia de Urqueira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados