Assinar


Alcobaça

Rede Nacional das Cidades de Aprendizagem da UNESCO promove encontro em Alcobaça

A conferência de abertura dos trabalhos, que decorrem esta terça-feira, está a cargo de Álvaro Laborinho Lúcio.

Foi no Mosteiro de Alcobaça, que, a 11 de janeiro de 1269, se realizou a primeira aula pública do país destaca a autarquia

O I Encontro da Rede Nacional das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, que integra 14 municípios, decorre esta terça-feira, dia 20, em Alcobaça, numa jornada para discutir o papel da aprendizagem no futuro das comunidades.

“A aprendizagem ao longo da vida é o futuro das nossas cidades” é o mote do encontro a realizar no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, com “atividades abertas a toda a comunidade educativa”, divulgou a Câmara de Alcobaça, uma das 14 autarquias portuguesas que integra a Rede Nacional das Cidades de Aprendizagem da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Citado numa nota às redações, o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, sustenta que com a realização deste encontro o município “irá marcar pela diferença e pela inovação”, lembrando que foi ali, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que, “a 11 de janeiro de 1269, se realizou a primeira aula pública do país”.

“Trata-se de um inegável marco histórico que demonstra o espírito inovador deste território”, acrescenta o autarca.

O encontro contará, na sessão de abertura, com a presença da secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil de Brito, e irá incidir em temas como a sustentabilidade, equidade, inclusão, emprego, empreendedorismo, expressão cultural, património e diversidade dos territórios.

Além de autarcas de Alcobaça, Setúbal e Mação, estarão presentes técnicos e especialistas ligados às áreas do ensino, formação e a centros de qualificação de vários concelhos do país.

A conferência de abertura dos trabalhos estará a cargo do antigo ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio, que, sob o lema “Cidades de Aprendizagem – um projeto, um compromisso”, marcará o arranque dos quatro módulos de plenário que decorrerão ao longo do dia.

O primeiro módulo terá como tema “Cidades de Aprendizagem Verdes e Saudáveis Desenvolvimento de um meio ambiente sustentável”, seguindo-se “Cidades de Aprendizagem Equitativas e Inclusivas”, “Cidades de Aprendizagem – Emprego e Empreendedorismo” e, por último, “Cultura – expressão cultural, o património e a diversidade”.

A criação da Rede das Cidades de Aprendizagem foi aprovada em 2013 e junta, segundo a UNESCO, “cidades capazes de responderem às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos, de utilizar os recursos de forma mais eficaz e assim promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social, e de criar uma prosperidade sustentável”.

A rede integra 55 cidades de 27 países.

Em Portugal fazem parte da rede as cidades de Batalha, Loures, Ourém, Alcobaça, Setúbal, Cantanhede, Câmara de Lobos, Mação, Cascais, Anadia, Lagoa (Açores), Praia da Vitória, Gondomar e Pampilhosa da Serra.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.