Assinar
Leiria

Incêndio destrói armazéns de plástico para reciclar em fábrica desativada na Maceira

A prioridade dos bombeiros foi evitar que o incêndio atingisse outras unidades fabris e um bairro residencial

Chamas deflagraram com intensidade (Foto: Retratos Do Meu Bairro/Facebook)

Um incêndio que atingiu dois armazéns de uma fábrica de cordoaria desativada próximo da Pocariça, na freguesia de Maceira, entrou em fase de rescaldo próximo das 20h00, mas os bombeiros ainda têm muitas horas de trabalho pela frente até concluírem as operações.

As chamas destruíram dois dos três armazéns das antigas instalações da empresa “Tecfil – Técnica de Fabrico de Fios” -, situadas no Bairro da Pocariça, segundo referiu a Proteção Civil, e o alerta foi dado às 17h19.

Os armazéns estavam arrendados a uma empresa do concelho da Batalha, (a Leiripolym, segundo uma atualização feita pela Proteção Civil esta sexta-feira, dia 07), e serviam para guardar plástico destinado à reciclagem, em grande quantidade, bem como resíduos diversos, que ao arderem causaram uma enorme nuvem de fumo negro, sobressaltando e os moradores mais próximos da unidade industrial.

A prioridade dos bombeiros foi, precisamente, evitar que o incêndio atingisse as unidades fabris e um bairro residencial existentes nas proximidades.

Pelas 20h00, depois das operações de consolidação do perímetro do incêndio bem sucedidas, os bombeiros passaram à fase seguinte dos trabalhos, o rescaldo e extinção, o que deverá demorar largas horas pela noite e madrugada dentro.

Há mesmo necessidade de recorrer a maquinaria para revolver e arrefecer os materiais queimados, que pela sua natureza retêm o calor por largas horas.

Em comunicado, o Município de Leiria explica, precisamente, que “o incêndio encontra-se ainda em curso devido à grande quantidade de matéria-prima, estando o rescaldo a ser efetuado com recurso a maquinaria”.

Segundo a autarquia, “há um ferido leve a registar decorrente das operações de extinção, tendo sido possível controlar o incêndio no perímetro da unidade, salvaguardando as habitações contíguas”.

“Registam-se, contudo, avultados danos, com perda total de dois armazéns, maquinaria e matéria-prima”, refere.

“Para o combate às chamas foram acionadas as corporações do concelho, com reforço das corporações do sul do distrito, prevendo-se que as operações de rescaldo decorram durante várias horas”, explica o comunicado.

No local chegaram a estar, pelas 20h45 de quinta-feira, 130 operacionais, apoiados por 42 viaturas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados