Assinar
Saúde

Governo anuncia 176 centros de saúde com horário alargado mas região de Leiria não tem nenhum

Medida foi anunciada este sábado e pretende contribuir para diminuir a pressão sobre as urgências hospitalares

Placa sinaliza um centro de saúde

O Ministério da Saúde anunciou hoje a existência de 176 centros de saúde no país a funcionar com horários de atendimento alargado, nos dias úteis, ou complementar, ao fim de semana e feriados. Todavia, a região de Leiria não é contemplada com nenhum centro de saúde na listagem das quase duas centenas de unidades de saúde com este regime.

A medida foi anunciada este sábado em comunicado do Ministério da Saúde e pretende contribuir para diminuir a pressão sobre as urgências hospitalares.

E apesar desta pressão ser frequentemente apontada pelo Centro Hospitalar de Leiria, a verdade é que entre os 176 centros de saúde anunciados, não existe nenhum da região de Leiria.

Assim, pelo menos entre os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (AceS PL), nenhum é abrangido pela medida.

O ACeS PL abrange as diversas unidades funcionais dos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós mas nenhuma delas é incluída na listagem de centros de saúde a funcionar com este regime mais alargado.

A listagem está disponível em no portal do Serviço Nacional de Saúde e aponta para Ourém e Nazaré, como os concelhos mais próximos de Leiria abrangidos pela medida.

A nota do Ministério da Saúde hoje divulgada, promete uma atualização regular da listagem que, pelo menos para já, deixa de fora Leiria e concelhos vizinhos.

O REGIÃO DE LEIRIA já solicitou esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre o facto de não existirem unidades de saúde desta região incluídas nesta listagem, aguardando resposta.

O ministério, na nota hoje divulgada, destaca ainda a importância de os utentes ligarem primeiro o serviço SNS 24 (808 24 24 24), para uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, para uma resposta mais célere e também para o melhor planeamento da atividade do SNS.

Segundo a tutela, está também em curso a operacionalização da “Via Verde ACeS” nos Serviços de Urgência (SU), existindo já protocolo celebrado com 24 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), de um total de 55, em articulação com unidades hospitalares.

Esta resposta permite que os utentes não urgentes – ou seja, pulseira branca, azul ou verde – sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas.

A caminho do inverno, o Ministério da Saúde pede a todos os cidadãos elegíveis, que se vacinem contra a gripe sazonal e COVID-19. A modalidade casa aberta, que dispensa marcação, está desde esta semana disponível para maiores de 65 anos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados