Assinar
Pombal

Ilha ecológica nas Meirinhas alia ecopontos e uma horta vertical de ervas aromáticas

Nesta ilha ecológica, “além do ecoponto, brevemente será disponibilizada uma hortinha em altura em que os cidadãos poderão colher ervas aromáticas

A instalação de uma ilha ecológica na Travessa da Igreja, na freguesia de Meirinhas “inicia um projeto piloto que associa a reciclagem à cultura de ervas aromáticas e procura reinventar a colocação de ecopontos”, como revelou a autarquia local do Concelho de Pombal.

A ideia é “tornar os ecopontos num centro de sustentabilidade em que, para além do seu uso como recolha seletiva de resíduos, se potenciem com pequenas zonas de culturas biológicas, tornando estas ilhas em verdadeiros espaços de sustentabilidade e de biodiversidade”, refere o presidente de junta de Meirinhas, João Pimpão, em comunicado divulgado esta terça-feira, dia 15.

Nesta ilha ecológica, “além do ecoponto, brevemente será disponibilizada uma hortinha em altura em que os cidadãos poderão colher ervas aromáticas como salsa, coentros, manjericão, alecrim, orégãos, coentros e hortelã”.

“Estamos cientes que este modelo poderá ser um contributo para a requalificação do espaço urbano e para uma maior consciencialização da utilização destes espaços potenciando a sustentabilidade e limpeza em detrimento dos usos abusivos de depósitos desordenados de resíduos”, refere o autarca.

A ilha ecológica “está situada num terreno que particulares emprestaram a Meirinhas e só foi possível concretizar com o financiamento do Município de Pombal e com os contributos da empresa Construções Cancelinha”, lê-se no comunicado.

É intenção da Freguesia de Meirinhas reposicioná-la no Largo da Igreja aquando das obras de requalificação urbanística, “cujo estudo prévio se encontra em fase de conclusão” no Município de Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados