Assinar
Saúde

14 centros de saúde abertos este sábado na região

Amanhã, dia 25, estão também abertas 10 unidades de saúde. Saiba quais.

Os centros de saúde têm adaptado os seus horários de atendimento alargado (dias úteis) e complementar (fins-de-semana e feriados) ao aumento das necessidades de saúde da população no período de outono-inverno.

Este fim de semana não será exceção, estando hoje, dia 24, abertos 14 centros de saúde na região de Leiria, nomeadamente serviço de Atendimento Complementar (AC): CAC Alvaiázere, CAC Ansião, USF Condestável (Batalha), CAC Castanheira de Pera, Centro de Saúde Figueiró dos Vinhos| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico (Figueiró dos Vinhos), USF Santiago de Leiria, Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico, Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques | CAC e Atendimento a Utentes sem Médico (concelho de Leiria), SAP Marinha Grande, CAC Pedrógão Grande, Centro de Saúde Porto de Mós| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico (Porto de Mós), AC Bombarral, AC Nazaré e AC Ourém.

Amanhã, dia 25, estão abertas as seguintes unidades de saúde: CAC Alvaiázere, CAC Ansião, CS Figueiró dos Vinhos| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico, CS Dr. Arnaldo Sampaio| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico e CS Dr. Gorjão Henriques | CAC e Atendimento a utentes sem Médico (Leiria), SAP Marinha Grande, CS Porto de Mós| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico, AC Bombarral, AC Nazaré e AC Ourém.

Pode consultar a lista completa e detalhada, assim como os horários de funcionamento aqui.

Esta resposta de proximidade, explica o Ministério da Saúde em comunicado, permite atender situações de doença aguda não emergente e está prevista no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023, apresentado no mês passado.

O Ministério da Saúde reforça ainda a importância de ligar em primeiro lugar para o SNS 24 (808 24 24 24), para uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, promovendo uma resposta mais célere e um melhor planeamento da atividade do Serviço Nacional de Saúde.

Em paralelo, existe a “Via Verde ACeS” nos serviços de urgência, que permite “a referenciação mais ágil dos serviços de urgência para as unidades de cuidados primários”. Está já a funcionar em 27 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), de um total de 55 em todo o país, em articulação com unidades hospitalares.

“Esta resposta permite que os utentes triados como não urgentes – ou seja, pulseira branca, azul ou verde – sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas. A aceitação da referenciação para os centros de saúde isenta os utentes do pagamento das taxas moderadoras”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.