Assinar
Cultura

Alcobaça e Caldas da Rainha acolhem em 2024 um dos maiores eventos de cerâmica

O Congresso da Academia Internacional de Cerâmica estava previsto para ser realizado na Coreia do Sul.

Cerâmica do Bordallo Pinheiro
Peças de Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha Foto de Arquivo

A edição de 2024 do Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC) vai realizar-se nas Caldas da Rainha e em Alcobaça, divulgou a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC).

O congresso, inicialmente previsto para ser realizado na Coreia do Sul, “conta agora com um novo anfitrião: Portugal”, divulgou a AptCVC, adiantando que o evento decorrerá entre os dias 16 e 20 de setembro do próximo ano.

Citando um comunicado da Academia, a associação portuguesa adianta que Caldas da Rainha e Alcobaça, duas cidades “com uma forte identidade e tradição no que toca a cerâmica”, foram as escolhidas para acolher aquele que é considerado “um dos maiores eventos do mundo nesta área”.

A 51.ª edição do congresso terá como tema “A Cerâmica nos Países Mediterrâneos” e dará especial ênfase à azulejaria, “espelho da cultura portuguesa”, refere o comunicado da AIC.

A AptCVC e as autarquias organizadoras irão ainda acolher a realização de duas exposições: uma dedicada à cerâmica portuguesa e uma internacional dedicada ao tema do congresso.

De acordo com a informação disponibilizada pela AIC, o congresso incluirá atividades como uma visita a Lisboa, para conhecer o Museu Nacional do Azulejo e a Fundação Calouste Gulbenkian, e a realização de dois percursos, “um ‘pré-tour’ e um ‘pós-tour’, onde o objetivo será explorar a ligação especial à cerâmica de várias cidades”, como Reguengos de Monsaraz, Redondo, Barcelos, Mafra e Aveiro.

O congresso irá realizar-se também em formato híbrido, possibilitando a oportunidade de participação presencial e online.

Será ainda palco para a Assembleia Geral da academia, aberta à participação de membros de qualquer parte do mundo, sublinhou a AIC.

A IAC foi fundada em 1952, com o objetivo de estimular a cooperação internacional entre profissionais da área da cerâmica em vários países.

Reúne ceramistas, designers, colecionadores, galeristas, conservadores, restauradores, curadores, assim como um painel de instituições ligadas ao setor.

A academia realiza bienalmente o congresso internacional, que inclui uma conferência focada num tema específico, exposições nacionais e internacionais e apoio à iniciativa privada por parte de galerias e outros espaços culturais.

A AptCVC é constituída por 22 municípios portugueses, tendo como fundadores, em 2018, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

Em 2020 foram admitidos como novos elementos Oliveira do Bairro e Porto de Mós, seguidos de Leiria e Condeixa em 2021.

Em 2022, os municípios de Estremoz, Fundão, Loures e Vila Real aderiram à associação.


Secção de comentários

  • Pedro Pacheco - ArteFactory disse:

    Boa noite, sou o proprietário do atelier nas caldas da rainha “ArteFactory, trabalhamos quse em exclusivo com o mercado internacional, nas áreas da cerâmica, resinas, madeiras e metais Os meus clientes são maioritariamente artistas internacionais, galerias de arte e designers, que apostam na produção das suas peças seriadas ou unicas para as suas expodicoes, desenvolvidas e produzidas no atelier.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.