Assinar
Sociedade

JMJ: Comando da PSP de Leiria prepara plano de segurança para o dia da diocese

A autoridade policial estima que à diocese de Leiria-Fátima cheguem cerca de dez mil pessoas.

Arquivo/Joaquim Dâmaso

O Comando Distrital da PSP de Leiria está a preparar o plano de segurança para o dia da diocese, que deverá receber milhares de jovens na região, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Com vista à criação de um plano conjunto de segurança, o comando organizou uma reunião com as diferentes forças de segurança, como proteção civil, entidades médicas, entre outras, que estarão envolvidas em toda a operação de receção aos participantes na JMJ, disse à agência Lusa o comandante José Figueira.

Antes da Jornada Mundial da Juventude, as dioceses de todo o país vão promover o encontro de jovens de todo o mundo. A chegada dos peregrinos ocorrerá de 26 a 31 julho 2023.

“É expectável que grande parte das viagens, estadias e visitas dos grupos de peregrinos seja efetuada através de planeamento, podendo não ser do conhecimento dos coordenadores. Estima-se que a diocese de Leiria-Fátima receba cerca de dez mil pessoas”, adiantou a PSP.

O Comando de Leiria prevê ainda que cerca de 60% dos peregrinos cheguem no dia 26 de julho e 40% durante a semana, a maioria (80%) de autocarro. O alojamento será em casas de famílias, instalações paroquiais ou públicas.

Segundo o programa apresentado pela PSP, estão previstos dois dias de peregrinação ao Santuário de Fátima, nos dias 27 e 28, realizando-se no dia 29 de julho a Festa Missa de Envio, no Jardim da Almuinha, em Leiria, com peregrinos estrangeiros e os jovens e famílias da diocese de Leiria-Fátima.

José Figueira destacou à Lusa a importância de começar já a preparar o plano de segurança do evento no Jardim da Almuinha Grande, tendo em atenção a configuração dos espaços, as características do palco, o controlo de acessos, as condições de evacuação, a localização de meios da proteção civil, assistência médica, bombeiros, pontos de fornecimento de água, instalações sanitárias e postos de informações.

“Será necessário reforçar nesses dias o serviço de Pediatria e de Ortopedia, tendo em conta que muitos são jovens menores e nestes eventos há sempre pequenos traumas”, explicou o superintendente.

Foi ainda discutida a criação de um posto de comando e de controlo operacional conjunto e planos de mobilidade, sanitário e de emergência médico e hospitalar.

A reunião de coordenação, que se realizou há cerca de uma semana, envolveu representantes da PSP, Diocese Leiria-Fátima, Ministério Público, Proteção Civil Regional e Municipal, Câmara Municipal de Leiria Bombeiros Voluntários de Leiria, Cruz Vermelha, Exército, Força Aérea, Polícia Judiciária, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Serviço de Informações de Segurança, Sistema de Segurança Interna, Capitania da Nazaré, Capitania de Peniche, Administração Regional de Saúde do Centro, Centro Hospitalar de Leiria e Acilis – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se entre 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A edição deste ano, que contará com o Papa Francisco, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia da covid-19.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados