Assinar
Sociedade

O futuro aeroporto de Lisboa pode ficar… na Base Área de Monte Real

Hipótese incluída no estudo para a localização do novo aeroporto de Lisboa, que está a ser realizado pela Comissão Técnica Independente (CTI)

O Município de Leiria manifestou este sábado, dia 08, a sua “grande satisfação pela inclusão da Base Aérea de Monte Real no estudo para a localização do novo aeroporto de Lisboa”, que está a ser realizado pela Comissão Técnica Independente (CTI).

Esta decisão da inclusão da Base Aérea de Monte Real neste estudo, noticiada pelo jornal Público, “resulta das diligências efetuadas pelo presidente da Câmara de Leiria junto da CTI”, refere o município em comunicado.

Num documento enviado à CTI, a autarquia “destaca que, tendo em conta que Leiria, ao ser contemplada com uma paragem da alta velocidade ferroviária, fica a apenas a 40 minutos de Lisboa (e 50 do Porto), a Base de Monte Real passa a reunir condições para ser encarada numa dupla perspetiva: por um lado, como opção de localização do futuro aeroporto, ou, por outro, como base de dimensão regional, especialmente vocacionada para assegurar serviço aeroportuário à Região Centro, atualmente a única do país sem aeroporto, registando uma crescente procura internacional”.

“Acreditamos que, perante este novo contexto, Leiria poderá dar um contributo para a resolução do estrangulamento que Portugal regista neste momento no que diz respeito à capacidade aeroportuária, configurando Monte Real uma alternativa de implementação em prazo mais curto que as alternativas até agora conhecidas”, refere o documento.

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, “tem vindo, de forma insistente, a defender a abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil, uma pretensão antiga de amplo consenso nesta região”, destaca o Município de Leiria, adiantando que o autarca “tem, igualmente, vindo a defender que o futuro aeroporto deve localizar-se a norte do rio Tejo”.

Uma escolha a sul do Tejo “deixaria uma imensa região [entre os rios Tejo e Douro] desprovida de um aeroporto que alimente a mais que justa ambição de crescimento, desenvolvimento e abertura ao mundo da população aqui residente”, considera.

“Esta notícia vem dar-nos ainda mais alento para continuarmos a lutar para que Monte Real possa vir a ter aviação civil, um investimento que, consideramos, vai ter um efeito multiplicador e contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da Região Centro”, considera o presidente da Câmara de Leiria.

A 4 de fevereiro, o Município de Leiria assumiu esta posição junto da CTI, que vinha reforçar uma missiva, no mesmo sentido, enviada ao primeiro-ministro António Costa, dia 7 de outubro de 2022, na sequência da apresentação do Projeto de Alta Velocidade Ferroviária, que contempla uma estação em Leiria.

Segundo o Público, a CTi tem já em estudo as seguintes opções para a expansão da capacidade aeroportuária na região de Lisboa: Aeroporto Humberto Delgado+Aeroporto do Montijo; Aeroporto do Montijo+Aeroporto Humberto Delgado; Alcochete; Alcochete+Portela, Aeroporto Humberto Delgado+Aeroporto Santarém; Santarém; Alverca, Beja, Monte Real.

A lista final de localizações possíveis será conhecida a 27 de abril e poderá ainda ir além destas hipóteses.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados