A Cruz Peregrina com 3,80 metros de altura, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, são os símbolos da Jornada Mundial da Juventude de 2023 e hoje, dia 6, chegam a Pedrógão Grande.
A peregrinação dos símbolos começa às 14 horas na albufeira do Cabril, com a entrada da cruz e do ícone de Nossa Senhora através do Rio Zêzere, com o apoio do Clube Náutico, dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, da GNR, do Grupo Motard e da VespiGrande. As embarcações serão abençoadas.
Os símbolos seguem depois para o Monte Senhora dos Milagres, pelas 14h15, a avenida Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, às 14h45, depois o largo do Mártir de S. Sebastião, pelas 15 horas. Aqui arranca o percurso a pé, em modo cortejo.
O percurso continua pelo lar da 3ª Idade, Câmara Municipal de Pedrógão Grande, largo do Encontro, rua de 5 de Outubro, largo da Restauração, rua Rica, Igreja da Graça e, por último Igreja Matriz. Os símbolos serão entregues às 20 horas.
Os símbolos passaram nos dias 3 e 4 de abril em Ansião e Alvaiázere e ontem, dia 5, nos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera e vão permanecer no território da Diocese de Coimbra até final do mês.
A partir de maio, os símbolos viajam até à Diocese de Leiria-Fátima:
- De 1 a 3: Vigararia das Colmeias (proveniente de Coimbra) (paróquias de Albergaria dos Doze, Carnide, Cercal, Colmeias, Espite, Matas, Meirinhas, Memória, São Simão de Litém e Vermoil)
- De 4 a 6: Vigararia de Leiria (paróquias de Azoia, Barosa, Barreira, Cortes, Cruz da Areia, Leiria, Marrazes, Parceiros e Pousos)
- De 7 a 10: Vigararia dos Milagres (paróquias de Amor, Arrabal, Bidoeira, Boa Vista, Caranguejeira, Milagres, Regueira de Pontes e Santa Eufémia)
- De 11 a 13: Vigararia de Fátima (paróquias de Atouguia, Fátima, Santa Catarina da Serra e São Mamede)
- De 14 a 17: Vigararia de Ourém (paróquias de Alburitel, Casal dos Bernardos, Caxarias, Formigais, Freixianda, Gondemaria, Olival, Ourém – Nossa Senhora da Piedade, Ourém – Nossa Senhora das Misericórdias, Ribeira do Fárrio, Rio de Couros, Seiça e Urqueira)
- De 18 a 20: Vigararia da Marinha Grande (paróquias de Maceira, Marinha Grande e Pataias)
- De 21 a 24 : Vigararia de Monte Real (paróquias de Bajouca, Carvide, Coimbrão, Monte Real, Monte Redondo, Ortigosa, Souto da Carpalhosa e Vieira de Leiria)
- De 25 a 27: Vigararia da Batalha (paróquias de Aljubarrota, Alpedriz, Batalha, Calvaria, Juncal e Reguengo do Fetal)
- De 28 a 31: Vigararia de Porto de Mós (paróquias de Alcaria, Alqueidão da Serra, Alvados, Arrimal, Mendiga, Minde, Mira de Aire, Pedreiras, Porto de Mós, São Bento, Serra de Santo António e Serro Ventoso)
(Atualização do artigo às 12h45 de 6 de abril de 2023, com correção das datas da chegada dos símbolos à diocese de Leiria-Fátima)