Assinar
Pedrógão Grande

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude percorrem Pedrógão Grande esta quinta-feira

A peregrinação dos símbolos arranca às 14 horas na Albufeira do Cabril. Em maio, os símbolos viajam até à Diocese de Leiria-Fátima.

JMJ Lisboa

A Cruz Peregrina com 3,80 metros de altura, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, são os símbolos da Jornada Mundial da Juventude de 2023 e hoje, dia 6, chegam a Pedrógão Grande.

A peregrinação dos símbolos começa às 14 horas na albufeira do Cabril, com a entrada da cruz e do ícone de Nossa Senhora através do Rio Zêzere, com o apoio do Clube Náutico, dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, da GNR, do Grupo Motard e da VespiGrande. As embarcações serão abençoadas.

Os símbolos seguem depois para o Monte Senhora dos Milagres, pelas 14h15, a avenida Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, às 14h45, depois o largo do Mártir de S. Sebastião, pelas 15 horas. Aqui arranca o percurso a pé, em modo cortejo.

O percurso continua pelo lar da 3ª Idade, Câmara Municipal de Pedrógão Grande, largo do Encontro, rua de 5 de Outubro, largo da Restauração, rua Rica, Igreja da Graça e, por último Igreja Matriz. Os símbolos serão entregues às 20 horas.

Cartaz da peregrinação dos símbolos no concelho de Pedrógão Grande

Os símbolos passaram nos dias 3 e 4 de abril em Ansião e Alvaiázere e ontem, dia 5, nos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera e vão permanecer no território da Diocese de Coimbra até final do mês.

A partir de maio, os símbolos viajam até à Diocese de Leiria-Fátima:

  • De 1 a 3: Vigararia das Colmeias (proveniente de Coimbra) (paróquias de Albergaria dos Doze, Carnide, Cercal, Colmeias, Espite, Matas, Meirinhas, Memória, São Simão de Litém e Vermoil)
  • De 4 a 6: Vigararia de Leiria (paróquias de Azoia, Barosa, Barreira, Cortes, Cruz da Areia, Leiria, Marrazes, Parceiros e Pousos)
  • De 7 a 10: Vigararia dos Milagres (paróquias de Amor, Arrabal, Bidoeira, Boa Vista, Caranguejeira, Milagres, Regueira de Pontes e Santa Eufémia)
  • De 11 a 13: Vigararia de Fátima (paróquias de Atouguia, Fátima, Santa Catarina da Serra e São Mamede)
  • De 14 a 17: Vigararia de Ourém (paróquias de Alburitel, Casal dos Bernardos, Caxarias, Formigais, Freixianda, Gondemaria, Olival, Ourém – Nossa Senhora da Piedade, Ourém – Nossa Senhora das Misericórdias, Ribeira do Fárrio, Rio de Couros, Seiça e Urqueira)
  • De 18 a 20: Vigararia da Marinha Grande (paróquias de Maceira, Marinha Grande e Pataias)
  • De 21 a 24 : Vigararia de Monte Real (paróquias de Bajouca, Carvide, Coimbrão, Monte Real, Monte Redondo, Ortigosa, Souto da Carpalhosa e Vieira de Leiria)
  • De 25 a 27: Vigararia da Batalha (paróquias de Aljubarrota, Alpedriz, Batalha, Calvaria, Juncal e Reguengo do Fetal)
  • De 28 a 31: Vigararia de Porto de Mós (paróquias de Alcaria, Alqueidão da Serra, Alvados, Arrimal, Mendiga, Minde, Mira de Aire, Pedreiras, Porto de Mós, São Bento, Serra de Santo António e Serro Ventoso)

(Atualização do artigo às 12h45 de 6 de abril de 2023, com correção das datas da chegada dos símbolos à diocese de Leiria-Fátima)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados