Assinar


Figueiró dos Vinhos

Saneamento cobrirá 55% do concelho de Figueiró dos Vinhos após obras de sete milhões

Estão em curso seis empreitadas, que abrangem a execução de redes de coletores de águas residuais domésticas, e a construção de estações e condutas elevatórias, entre outros trabalhos

A taxa de cobertura de saneamento básico em Figueiró dos Vinhos abrangerá 55% do concelho até final do ano, duplicando a percentagem em relação a 2013, em resultado de obras de sete milhões de euros a concretizar pela Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN).

O investimento está afeto, na sua maior parte, à execução de redes de drenagem de águas residuais (6,750 milhões de euros), conforme revelou a APIN numa sessão de apresentação e visita a empreitadas em curso, na segunda-feira, dia 22, em Figueiró dos Vinhos.

O presidente da câmara municipal, Jorge Abreu, referiu durante a iniciativa que os investimentos são de “capital importância”, adiantando que quando iniciou o primeiro mandato, em 2013, o concelho tinha uma taxa de cobertura de saneamento de 28%, “ao nível terceiro mundista”.

“Agora, quando faltam cerca de dois anos para terminar o terceiro e último mandato, a taxa de cobertura vai aumentar para 55%”, adiantou o autarca.

O presidente da APIN, João Miguel Henriques, classificou a duplicação da taxa de cobertura de saneamento como “um ganho muito significativo e uma demonstração de sucesso relativamente ao trabalho desenvolvido” pela autarquia e pela empresa intermunicipal.

Neste âmbito, estão em curso seis empreitadas, que abrangem a execução de redes de coletores de águas residuais domésticas, e a construção de estações e condutas elevatórias, entre outros trabalhos.

A APIN está também a implementar no concelho de Figueiró dos Vinhos um projeto na área da eficiência hídrica, para redução e prevenção de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água. O investimento é de 290 mil euros.

Esta iniciativa está integrada no Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água, transversal a todo o sistema APIN, que dispõe de uma verba global de cinco milhões de euros.

O secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, também presente na cerimónia, referiu que reduzir as perdas de água é “apostar no futuro e num território mais sustentado”. O alargamento das redes de saneamento é “um salto civilizacional brutal”.

A APIN gere os serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos de 11 concelhos dos distritos de Leiria (Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande) e de Coimbra.


Secção de comentários

  • Figueiroense disse:

    Com o dinheiro que já roubaram aos contribuintes desde que a APIN chegou ao Município de Figueiró dos Vinhos, é natural que já tenham dinheiro para fazer alguma obra.
    Não passa de uma empresa de fachada para dar mais uns tachos a governantes da CM de Figueiró dos Vinhos e alguns amigos que também pertencem à direção da APIN . Uma Vergonha!!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.