Assinar
Desporto

João Almeida é o novo campeão nacional de contrarrelógio

Prova decorreu esta manhã em Mogadouro, distrito de Bragança.

FPC

O caldense João Almeida continua a triunfar. Depois de alguns dias de paragem, após a Volta a Itália, o ciclista venceu, esta sexta-feira, o campeonato nacional de contrarrelógio, na categoria de elite, em Mogadouro.

O chefe-de-fila da UAE Team Emirates confirmou o favoritismo, depois do 1.º lugar em 2021 e da 3.ª posição no ano passado, e foi o mais forte nos 33,6 km da prova masculina, cortando a meta com 38m51s.

Ivo Oliveira, campeão nacional em 2020, repetiu a segunda posição de 2022, gastando mais 34s74cs do que o companheiro de equipa. O terceiro classificado foi Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 2m23s04cs.

Na elite feminina, Ana Caramelo não deu qualquer hipótese à concorrência, sendo a mais forte tanto no ponto intermédio como na chegada, após 21,6 km, em 30m53s. Deixou a segunda classificada, Vera Vilaça (Massi-Tactic), a 51s65cs. A terceira classificada, a 1m45s09cs da vencedora, foi Alessia Teixeira (Academia Efapel de Ciclismo).

O pódio de sub23 masculinos foi totalmente formado por corredores que estão no primeiro ano nesta categoria, com António Morgado (Hagens Berman Axeon), a vencer, com 26m49s21cs. O caldense passou a metade do percurso em igualdade de tempo com o colega de equipa Gonçalo Tavares, fazendo a diferença na segunda metade, deixando Tavares a 27s27cs. O terceiro, a 33s73cs, foi Daniel Lima (Israel Cycling Academy).

As provas de fundo estão guardadas para sábado e domingo, com a elite masculina a sair para a estrada no último dia, às 11h30, para uma etapa de 169,6 quilómetros. Os primeiros 56,4 quilómetros serão feitos fora do circuito que depois será cumprido cinco vezes, terminando a prova à sexta passagem pela meta.

O circuito principal das provas de fundo é o mesmo de 2022, embora feito em sentido inverso. Esta situação altera a zona de chegada e, eventualmente, o momento das decisões, porque dentro do quilómetro final passa a existir uma subida em empedrado que poderá dar azo a um último ataque que defina a corrida antes da última viragem para a meta. São esperados cerca de 300 corredores em Mogadouro para o conjunto das várias categorias em competição, informa a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.