Assinar
Leiria

Lagoa da Ervedeira em Leiria passa a praia fluvial a partir de sábado

Entre outras mudanças, a Casa da Guarda foi reaproveitada para balneários, instalações sanitárias e posto de socorros.

Joaquim Dâmaso

A Lagoa da Ervedeira, no concelho de Leiria, passa a praia fluvial a partir de sábado, disse hoje à agência Lusa o vereador Luís Lopes, adiantando ser expectável um crescente número de visitantes ao espaço.

“A primeira coisa que muda tem a ver, precisamente, com a segurança na água. Essa era a maior preocupação que nós tínhamos”, afirmou Luís Lopes, adiantando que o espaço, já considerado água balnear, tem de ter “instalações sanitárias, balneários, chuveiros e nadador-salvador”.

Luís Lopes garantiu que “tudo isso à data de hoje está assegurado”.

“Vamos ainda ter instalações provisórias com recurso a contentores”, declarou, explicando que, tratando-se de uma área sob a responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (plano de água) e do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, não se podem “criar estruturas de raiz sem que isto seja devidamente articulado”.

Luís Lopes esclareceu que a Casa do Guarda foi reaproveitada para balneários, instalações sanitárias e posto de socorros, “sem aumentar o edificado”, para que “a área se mantenha o mais natural possível”.

Segundo o vereador, a autarquia está igualmente a rever o parque infantil e os passadiços, referindo que se pretende que a Lagoa da Ervedeira seja praia acessível.

“E, mais importante que tudo, é, precisamente, a reorganização do espaço, ou seja, o aumento da contentorização, a garantia de que diariamente vamos ter pessoas a recolher os resíduos”, exemplificou, referindo que, no âmbito da mobilidade, vai ser reduzida a velocidade de circulação rodoviária para um máximo de 30 quilómetros/hora naquela área, sendo que o estacionamento também foi alterado.

O autarca disse que no talhão, de 27 hectares, junto à lagoa, que a Câmara está a gerir, estão a ser feitas “mais plantações, a tentar encontrar mais áreas de sombreamento” e de fruição, e aumentar a sinalética relativa aos espaços vigiados ou não.

“Há uma parte da lagoa que tem uma espécie de areal (…) que não vai ser vigiada”, realçou, sendo que o nadador-salvador vai estar diariamente das 10:00 às 20:00, entre 01 de julho e 10 de setembro, na área vigiada, que é toda a parte à frente da Casa do Guarda.

Luís Lopes adiantou que no verão do ano passado foi feito um controlo do número de pessoas que frequentavam o espaço, havendo um número médio diário entre as 500 e 550 pessoas.

“É expectável que, com estas condições, este número aumente e já notámos isso, mesmo antes da [abertura da] época balnear. Temos muito mais pessoas a frequentar aquele espaço, o que significa que nos vai obrigar a fazer uma monitorização diária”, adiantou.

Na eventualidade de o número de visitantes aumentar, Luís Lopes admitiu que o município será obrigado “a rever a dimensão das infraestruturas” e, ao invés de ter apenas uma praia fluvial vigiada, alargar essa vigilância à outra.

Luís Lopes acrescentou que nesta época balnear Câmara de Leiria e Junta de Freguesia do Coimbrão fazem a gestão do espaço, sendo previsível uma futura concessão.

“Este ano, optámos por não a fazer, porque não tínhamos tempo para lançar o concurso”, precisou.

De acordo com a Câmara de Leiria, a Lagoa da Ervedeira, de água doce, na freguesia do Coimbrão, tem “uma área de 25 hectares cuja ocupação do solo é predominantemente florestal”.

“Insere-se num cordão dunar, entre as matas Nacionais do Urso e do Pedrógão”, refere a mesma fonte.

O espelho de água “tem 600 metros de extensão e duas zonas procuradas para fazer praia, além da prática de pesca desportiva e de outras atividades, como a canoagem”, de acordo com o visiteleiria.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.