Assinar
Cultura

Tiago Baptista inaugura hoje “Encenações na sala” no Teatro José Lúcio da Silva

O resultado da residência do artista visual de Leiria é revelado esta quinta-feira, 1 de junho, às 18 horas. Domingo, Tiago Baptista orienta os mais novos na produção de um saco de pano.

Imagem de uma das fases do trabalho de Tiago Baptista Foto: TJLS

Ao longo do mês de maio o artista visual Tiago Baptista esteve em residência artística no Teatro José Lúcio da Silva. A inauguração do resultado final da criação, intitulada “Encenações na sala. O corpo não visto é o corpo vidente” acontece esta quinta-feira, dia 1 de junho, às 18 horas.

Durante a residência, o artista de Leiria desenvolveu uma instalação que procura questionar a “relação do olhar humano” e a “perceção corporal, enquanto ferramentas para o entendimento do real”.

Para isto, partiu das “dicotomias e tensão entre conceitos como dentro e fora, espaço íntimo e público, invisível e visível, pintura e escultura, encenação e realidade”.

“Encenações na sala. O corpo não visto é o corpo vidente” revela-se “é, então, “uma instalação de sensibilidade pictórica, que se alia às práticas da escultura, e convoca também a dimensão cénica e performática – inspirando-se neste lugar do cinema e das artes performativas por excelência – numa tentativa de construir uma obra transversal com a capacidade de despertar outros sentidos e perceções, e de criar uma experiência imersiva onde cada um é convidado a interagir com a obra e com o restante público”, lê-se numa nota divulgada pelo Teatro José Lúcio da Silva.

Durante o processo de criação, Tiago Baptista utilizou tecido, metal, linha, entre outros, para construir três dispositivos cénicos que funcionam como um cenário com separadores, lembrando biombos.

A intenção da instalação é “convidar os visitantes a entrar em contacto com discursos e práticas das artes plásticas e visuais contemporâneas, podendo assim alargar a sua compreensão e perceção dos propósitos que lhe são inerentes, como o engajamento cultural e social, a produção de pensamento e massa crítica e também a sua dimensão poética”, acrescenta a nota divulgada.

A instalação fica patente até ao dia 14 de junho.

Workshop de saco de pano

Entretanto, este domingo, dia 4, no Teatro José Lúcio da Silva, Tiago Baptista orienta uma oficina de produção de sacos de pano, destinada a crianças e jovens dos 8 aos 14 anos.

“Vamos fazer o nosso saco de pano” é o tema do workshop, cuja participação é livre, bastando proceder à inscrição pelo link: https://forms.gle/KjG9wiSpUaMELFhg8

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados