Assinar
Mercado

Exportações do distrito de Leiria crescem 8,7% e batem recorde no primeiro semestre deste ano

É no centro da CIM Região de Leiria que está a grande força exportadora: 1,3 mil milhões de euros

As exportações de mercadorias do distrito de Leiria bateram um novo recorde no primeiro semestre deste ano, ao ultrapassarem em 8,7% o resultado alcançado no período homólogo de 2022.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os 1,580 mil milhões de euros de vendas no exterior representam o valor mais alto do quinquénio iniciado em 2019.

No semestre em análise, apenas os concelhos do Bombarral, Batalha, Castanheira de Pera, Nazaré Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere diminuíram o valor das exportações.

Assim, o conjunto das empresas exportadoras do distrito subiu em 126,5 milhões de euros as vendas no estrangeiro de janeiro a junho deste ano, em comparação com idêntico conjunto de meses do ano passado.

A manter-se este ritmo, poderá ultrapassar em dezembro os 2,966 mil milhões de euros alcançados em 2022.

Os três municípios que lideram as exportações – Marinha Grande, Leiria e Alcobaça – concentram mais de mil milhões de euros de vendas. Se a estes concelhos se juntarem os de Pombal e Porto de Mós, verifica-se que é no centro da CIM Região de Leiria que está a grande força exportadora: 1,3 mil milhões de euros.

Os restantes onze concelhos contribuem para as exportações distritais com 265,8 milhões, muito menos que o conseguido por Marinha Grande ou Leiria. Cada um, por si só, fatura além dos 430 milhões de euros.

Entre os municípios mais importantes, considerando as vendas no exterior, Leiria apresenta o maior crescimento homólogo, com um acréscimo de 57,5 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, seguido pela Marinha Grande (29 milhões) e Alcobaça (15,6 milhões).

As empresas de Óbidos (11 milhões), Peniche, Porto de Mós, Pombal, Caldas da Rainha e Ansião (um milhão) também melhoraram os resultados.

No lado oposto, o Bombarral apresenta uma descida de 1,2 milhões de euros e a Batalha de um milhão de euros.

Já fora do distrito de Leiria mas ainda na região, Ourém, com exportações de 58 milhões de euros no período de janeiro-junho deste ano, enfrenta uma descida de 1,6 milhões (2,6%) em relação a igual período de 2022.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.