Assinar
Pombal

Pombal homenageia emigrante que enfrentou criminoso num parque infantil em França

“Arrisquei a vida, mas penso que alguém na mesma circunstância seria capaz de fazer igual”, disse Manuel da Ponte, de 72 anos

A cerimónia foi no castelo de Pombal

O emigrante do concelho de Pombal que enfrentou um criminoso que atacou à facada crianças num parque infantil em França, foi esta terça-feira, dia 1, homenageado no “Dia da Diáspora”, promovido pela Associação Les Amis du Plateau.

“Arrisquei a vida, mas penso que alguém na mesma circunstância seria capaz de fazer igual”, disse Manuel da Ponte, de 72 anos, que emigrou há seis décadas e está reformado. “A gente quando vê a vida de alguém em risco tenta ajudar, mesmo arriscando também a sua”, reforçou.

“Agora estou bem, mas passei à justa essa situação que podia ter sido fatal. O que interessa é estar tudo a ir para a frente. O que conta é continuarmos a viver e a ver os amigos”, adiantou o homenageado, natural da de Casal da Ordem, na freguesia de Vermoil.

A cerimónia, segundo o presidente do Município de Pombal, Pedro Pimpão, pretendeu “valorizar gestos que marcam e honrar estes exemplos”. “Enfrentou o criminoso, arriscando a própria vida para proteção das crianças completamente indefesas”, referiu o autarca, considerando que “Manuel da Ponte é um dos melhores exemplos de verdadeiro altruísmo e heroísmo e que temos de agradecer”.

A 8 de junho, Manuel da Ponte enfrentou um criminoso que, munido de uma faca, feriu seis pessoas — incluindo quatro crianças – num parque infantil em Annecy, nos Alpes franceses. Ao procurar impedir o atacante de fugir, foi esfaqueado e ainda acabaria por ser baleado, por engano, pela polícia.

Manuel da Ponte (à esq.) foi homenageado no Dia da Diáspora

A homenagem decorreu durante a 2ª edição do Dia da Diáspora, no Castelo de Pombal, uma organização da Associação Les Amis du Plateau, que promove a cultura portuguesa em França, em parceria com o município e a Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal.

“Tenho um enorme orgulho na nossa emigração, em todos os homens e mulheres que saíram da sua zona de conforto e foram lá para fora procurar melhores condições de vida”, disse Pedro Pimpão.

Na opinião do autarca, “o mais fácil era resignarem-se, mas foram pelo caminho mais difícil, pelo caminho de procurarem novas perspetivas para as suas vidas e para as suas famílias”.

No decorrer do encontro, entregou um quadro com uma fotografia da 1ª edição da iniciativa ao empresário Valdemar Francisco, da associação Les Amis du Plateau.

Este emigrante na região de Paris ofereceu ao município 10 exemplares do seu livro “Dever de Memória” e anunciou que está em produção o vídeo ‘Além do silêncio’, para nunca nos esquecermos por aquilo que passaram os nossos pais” emigrantes.


Secção de comentários

  • José Pombas disse:

    Adoro atos heróicos e o seu reconhecido mérito a quem os pratica. Só a ervilha da esquerda achava que o facebook no telemóvel era mais importante do que estar aturar aquela maçada toda de prestar honras a um desconhecido. Viva o Manuel da Ponte

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados