Assinar
Marinha Grande

Réplica de guarita das matas nacionais promove a leitura e é “um sucesso”

Minibiblioteca está instalada em Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, há quase dois meses

Minibiblioteca foi inaugurada em julho passado Foto de arquivo Foto: BIP

É uma réplica das guaritas das matas nacionais, espicaça o imaginário local, mas funciona como uma pequena biblioteca. Está instalada em Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, há quase dois meses. E é “um sucesso”.

A avaliação é feita por uma das entidades que apostou em disponibilizar, num jardim, dezenas de livros para promover os hábitos de leitura. A guarita é “uma minibiblioteca aberta a todos, com regras simples de utilização: escolher um livro, levá-lo, lê-lo e devolvê-lo, para que o processo possa ser repetido por outros”, explicam os responsáveis da Biblioteca de Instrução Popular (BIP), no mais recente boletim informativo da instituição.

Inicialmente, esta minibiblioteca foi dotada de 60 obras, mas “hoje são muitos mais os volumes disponíveis nas suas prateleiras, graças à generosidade de muitos que querem partilhar alguns dos seus livros com os outros”, reforça a informação adiantada no boletim da BIP hoje divulgado. A iniciativa, apontam, “tem constituído um sucesso inegável”.

Foi a 9 de julho que este equipamento passou a estar disponível no Jardim do Largo da República, consequência de uma parceria do clube de leitura da instituição e a junta local.

A minibiblioteca “remete para o imaginário de muitos vieirenses, que ainda se lembram do funcionamento daqueles equipamentos”, lembra a nota da BIP que explica que através da guarita “procura que as novas gerações tenham contacto com um elemento importante da história local”.

Em julho, quando o novo equipamento foi inaugurado, Joana Guerra, coordenadora do Clube de Leitura da BIP, explicou ao REGIÃO DE LEIRIA, que o objetivo é “voltar aos hábitos antigos de partilha”, que sente que se foram perdendo ao longo dos anos. E é por isso que neste espaço o visitante pode tirar um livro para levar para casa, devolvendo depois, ou deixar também uma obra.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados