Assinar


Cultura

Adriano de Sousa Lopes, “o pintor das trincheiras”, é recordado com exposição em Leiria

No Banco das Artes Galeria dá-se a conhecer a partir deste sábado, 23 de setembro, parte da obra do oficial-artista, natural do Vidigal, que em 1917 viajou com o Corpo Expedicionário Português que combateu na I Guerra Mundial.

A obra do pintor Adriano de Sousa Lopes (1879-1944) é recordada em Leiria a partir de sábado, na exposição “Sousa Lopes, o pintor das trincheiras”, que mostra o trabalho do oficial-artista do Corpo Expedicionário Português (CEP).

No cofre da antiga delegação do Banco de Portugal em Leiria, hoje espaço municipal de exposições denominado Banco das Artes Galeria, vão estar em exposição 18 obras de Sousa Lopes, que é natural da aldeia do Vidigal, no concelho de Leiria.

“Sousa Lopes, o pintor das trincheiras”, com curadoria de Adélio Amaro, é uma iniciativa do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes (NLLC) e do município de Leiria, em parceria com o Museu Militar de Lisboa, que cedeu a maioria das obras para a exposição. As restantes integram o espólio do Museu de Leiria. Grande parte das obras expostas é de 1918 e 1919.

“A exposição surge no âmbito das comemorações do centenário do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes” e, explicou à agência Lusa Norberto Serra, presidente do NLLC, pretende dar a conhecer o trabalho do artista na terra Natal.

“É um pintor leiriense e muito pouca gente de Leiria o conhece”, notou, mesmo apesar de Sousa Lopes ser “uma referência, com um currículo invejável”, recebendo “reconhecimento internacionalmente e a nível nacional”.

“Assim, para enfatizar esta nossa ideia, conseguimos fazer um protocolo com o Museu Militar de Lisboa, que nos deu as obras para a exposição”, explicou o presidente do NLLC.

Nomeado em 1917 artista oficial do CEP em França, o pintor esteve na linha da frente e deixou obra relevante, realçou o município de Leiria.

Destacam-se os desenhos e águas-fortes que retratam as trincheiras da I Guerra Mundial, assim como a Batalha da Flandres. Sousa Lopes esteve na linha da frente da referida Batalha e foi o único oficial artista português.

“Grande parte do trabalho que ele fez é sobre a I Guerra Mundial, sobre as batalhas que viveu, que observou de perto. São, sobretudo, cenas de guerra, atividades do dia-a-dia, das trincheiras, à volta de cenas vividas durante a guerra”, descreveu Norberto Serra, destacando o facto de esta ser a primeira exposição com obra do pintor em Leiria.

A exposição é inaugurada no Banco das Artes Galeria, em Leiria, no sábado, às 16 horas, e fica patente até 15 de outubro. Na cerimónia haverá uma intervenção do historiador Carlos Silveira, estudioso da obra de Sousa Lopes.

O momento da inauguração será também aproveitado para a apresentação do livro “Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes: Evocação do seu centenário”, da autoria de Acácio Sousa e de Ley Garcia, editado pelo NLLC. Também será assinado um protocolo de cooperação entre o município de Leiria e o Exército Português.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados