Assinar
Ourém

Festival de Setembro motiva seminário sobre as trajetórias da emigração portuguesa

Inserido no festival que se realiza na vila medieval de Ourém, o seminário explora a emigração atual e histórica.

Entre as muitas iniciativas previstas no Festival de Setembro, que se realiza entre os dias 8 e 10 deste mês na vila medieval de Ourém, o seminário “Trajetórias da emigração portuguesa” é uma das que se destaca.

O seminário conta com o alto patrocínio do Observatório da Emigração e é uma das propostas do município de Ourém para dar corpo ao tema da edição deste ano do Festival de Setembro: “Nós, migrantes”.

O encontro, de formato híbrido, está marcado para o primeiro dia do festival, a partir das 10 horas, no auditório do Paço dos Condes. Divide-se por três painéis e propõe-se “abordar o panorama atual da emigração portuguesa, bem como interpelar e refletir sobre as trocas culturais e representações identitárias construídas a partir das trajetórias migratórias”.

Os painéis temáticos incidem sobre a emigração atual e histórica; os efeitos nos locais de origem: as casas dos emigrantes; e os efeitos do regresso dos emigrantes aos locais de origem.

Para participar no seminário “Trajetórias da Emigração Portuguesa” é necessário efetuar inscrição através do endereço de e-mail protocolo@cm.ourem.pt. A versão online pode ser acompanhada através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92530055686.

Programa

10h00 – Sessão de abertura
Presidente da Câmara Municipal de Ourém – Luís Miguel Albuquerque
Observatório da Emigração – Cláudia Pereira
Alto Comissariado para as Migrações – Sónia Pereira
Centro em Rede de Emigração em Antropologia (CRIA)
Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros – Francisco André

11h00 – Painel 1: Emigração atual e histórica
Caracterização da emigração portuguesa no século XXI – Carlota Moura Veiga e Inês Vidigal (Observatório da Emigração)
A ditadura de Salazar e a emigração. O Estado português e os seus emigrantes em França (1957-1974) – Victor Pereira (IHC NOVA-FCSH)

12h00 – Painel 2: Efeitos nos locais de origem: as casas dos emigrantes
Casas (pós-)rurais entre 1900 e 2015: expressões arquitetónicas e trajetórias identitárias – Ana Saraiva (CRIA NOVA-FCSH)
Do lugar da Casa, à Casa como Lugar. A casa do emigrante luso-brasileiro na valorização da Arquitetura e do espaço urbano – António Afonso de Deus (Universidade Lusófona)

14h30 – Painel 3: Efeitos do regresso dos emigrantes aos locais de origem
Lugar de partida, de regresso ou de passagem? Impacto das migrações numa aldeia raiana em Trás-os-Montes – João Baía (ICS-ULisboa)
A representação das/os migrantes no cinema. Conceção de mapas mentais e de anatopias a partir da análise fílmica – Fátima Velez de Castro (FLUC)


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados