Assinar
Teatro

Livro que levou Natália Correia à prisão sobe ao palco em Leiria

A peça estreia esta quarta-feira, 13 de setembro, no Teatro José Lúcio da Silva assinalando o centenário da autora e integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

David Medeiros, um dos atores da peça, caracterizado para "O homúnculo"

Uma das três peças escritas por Natália Correia, “O Homúnculo” – editada em 1965 pela Controponto de Luiz Pacheco – é uma tragédia jocosa sobre a figura de Salazar, onde se ridiculariza também outras figuras do Estado Novo. Uma leitura encenada do texto uma única vez, na Faculdade de Letras de Lisboa, à porta fechada, antes do 25 de Abril, bastou para que o livro fosse apreendido, os exemplares encontrados foram destruídos e levou, também à prisão de Natália Correia.

“O Hómunculo” só subiu a palco em 2015, pelo Teatro Estúdio Fontenova, no Fórum Municipal Luísa Todi. Mas agora volta novamente à cena numa coprodução da Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA Madeira), Teatro Feiticeiro do Norte e Culturproject.

Na próxima quarta-feira, em estreia, “O Homúnculo” chega a Leiria, ao palco do Teatro José Lúcio da Silva (21h30, 7,5 euros), comemorando o centenário do nascimento de Natália Correia.

Para quem viveu aqueles tempos, mas também para quem essa realidade pouco ou nada diz, “O Homúnculo” revela o que o Estado Novo escondia, num espetáculo que funde linguagens, teatro, audiovisual e multimédia.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira ou em https://www.teatrojlsilva.pt/evento/o-homunculo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.