Assinar
Cultura

Biografia de Natália Correia apresentada em Leiria no dia 20 de maio

Na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira estará em destaque livro de Filipa Martins, que recorda uma personalidade incontornável da cultura e da intervenção cívica no Portugal do século XX.

“O dever de deslumbrar – Biografia de Natália Correia”, livro de Filipa Martins, é apresentado em Leiria, na Biblioteca Municipal, em Leiria, no dia 20 de maio (17 horas, entrada livre).

Coautora de um documentário e coargumentista de uma série de televisão sobre Natália Correia, Filipa Martins dedicou os últimos seis anos a estudar a vida e a obra da escritora e poetisa.

Natália Correia (1923-1993) é uma figura incontornável da cultura nacional do século XX, sobre a qual a biografia agora lançada permite conhecer os diversos contrastes: “a libertária e a conservadora que era avessa a expor a sua atribulada vida íntima; a mulher que desprezava a política partidária e que nela viveu, inclusive como deputada; o espírito frágil e o temperamento intempestivo; o polémico exercício de funções diretivas em órgãos de imprensa e a defesa intransigente das causas maiores”.

É, sobretudo, uma obra onde “se encontram as contradições e coerências de uma pensadora capaz de criar para si própria uma narrativa que não a torturasse pelas escolhas que fez”, lê-se na informação divulgada pela biblioteca de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.