Assinar
Figueiró dos Vinhos

Segundo Julgado de Paz abre no distrito de Leiria

Com sede em Figueiró dos Vinhos, estrutura irá servir também os residentes nos concelhos de Alvaiázere, Pedrógão Grande e Penela.

Assinatura do protocolo para criação do Julgado decorreu no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, em maio de 2021. Foto de arquivo

Mais de 30 mil cidadãos residentes nos concelhos de Figueiró dos Vinhos, Ansião, Alvaiázere, Pedrógão Grande (distrito de Leiria) e Penela (distrito de Coimbra) vão passar a dispor de uma resposta de proximidade para resolver litígios simples fora dos tribunais.

O Julgado de Paz deste agrupamento, com instalação em Figueiró dos Vinhos, faz parte de uma rede que o Governo está a criar em todo o país e que prevê aliviar os tribunais da resolução de simples litígios, como os relacionados com direitos e deveres dos condóminos ou da responsabilidade civil contratual e extracontratual, como, por exemplo, resultantes de acidentes de viação, decorrentes de danos causados por coisas, animais ou atividades.

Com a abertura desta estrutura, a rede nacional passa a contar com 27 julgados de paz, que abrangem 76 concelhos e 3,8 milhões de habitantes em todo o país, explica o ministério da Justiça em comunicado.

Na cerimónia de instalação, que decorreu esta manhã, com a participação da ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e do secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Albino Costa, estiveram também presentes os autarcas dos cinco municípios que passam a beneficiar dos serviços do julgado de paz.

“Esta é mais uma concretização do plano da equipa governativa da Justiça, para reforçar o número de julgados de paz em todo o território nacional, estabelecendo parcerias com as autarquias, comunidades intermunicipais e outras entidades públicas de forma a servir os cidadãos de forma mais fácil, mais rápida e menos dispendiosa do que a que implica um recurso aos tribunais”, adianta o mesmo documento.

Desde que entrou em funcionamento o primeiro Julgado de Paz, em 21 de janeiro de 2002, em Lisboa, e até ao final de maio deste ano, foram distribuídos mais de 145 mil processos (145.011), tendo sido concluídos 141.318 processos.

Este é o segundo Julgado de Paz existente na região. O Julgado de Paz do Oeste tem sede no Bombarral e além deste município serve também os concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche (distrito de Leiria), Arruda dos Vinhos, Lourinhã, Alenquer, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Os concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós também já assinaram em 2021 o protocolo do Julgado de Paz, com sede na Batalha, mas o processo ainda não se encontra concluído.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.