Assinar
Leiria

Leiria celebra a liberdade com uma grande Festa do Povo e mais de uma centena de iniciativas

Concertos, teatro, dança, debates, homenagens, exposições, cinema, literatura. Dezenas de iniciativas integram o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e que continua aberto a novos contributos.

Acácio Sousa e Anabela Graça apresentaram esta quinta-feira o programa alargado das comemorações do cinquentário da revolução, no Museu de Leiria Foto: CML

Mais de uma centena de ações, entre as quais a Festa do Povo que celebrará durante cinco dias a conquista da liberdade, integram o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril em Leiria.

David Fonseca, Surma, Inês Apenas, Catraia, Elsa Gomes, Ninfas do Lis, Orquestra Filarmonia das Beiras com Janita Salomé e Vitorino e Orquestra de Jazz de Leiria com Samuel Úria, Orquestra Juvenil da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria, Banda Kroll e Magma são algumas das presenças já confirmadas para a “grande festa” que irá decorrer entre 24 e 28 de abril de 2024, em vários palcos da cidade.

Mas não só. Além da vertente artística do evento, assumido como ponto alto do programa, haverá espaço para homenagear os presos políticos e deputados constituintes com um memorial, lembrar Salgueiro Maia e Melo Antunes e desafiar os jovens a debater e partilhar a sua visão sobre as conquistas da revolução e os desafios da democracia.

Até junho de 2024, estão previstas dezenas de espetáculos de teatro, música e dança, exposições, animação de rua, conversas e debates, cinema, literatura, desporto e gastronomia em todo o concelho, a dinamizar pelo município e por um vasto conjunto de parceiros e agentes locais.

Todas as iniciativas são abertas ao público e gratuitas, referiu esta quinta-feira Acácio Sousa, coordenador da comissão executiva das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, na apresentação do programa alargado das comemorações que arrancaram em maio passado.

“É um programa que procura honrar a memória de quem nos abriu as portas para a liberdade e para a democracia” como também “sinalizar os valores da democracia para as novas gerações” junto das escolas e não só, adiantou, destacando ainda, entre outras ações, a pintura de um grande mural – forma de expressão artística mais representativa pós 25 de Abril – alusivo ao cinquentenário da revolução, perto do Mercado Municipal, e o Prémio Especial 50 Anos do 25 de Abril – Centro D’Artes Villa Portela.

O concurso lançado este mês, com um prémio no valor de 5 mil euros, visa promover a investigação e distinguir o melhor trabalho sobre a região de Leiria nas vertentes da História Contemporânea, Sociologia, Jornalismo ou Ciência Política, em torno da “Memória e Futuro” e do contributo de Leiria para a implementação e consolidação da Democracia.

A recolha e futura edição de 50 testemunhos junto de protagonistas da oposição do concelho ou seus familiares, sob coordenação da investigadora Fernanda Rollo, e a criação de um espaço contínuo de debate com o ciclo Conversas de Abril são outras iniciativas que convidam à participação.

A próxima mesa redonda tem lugar na quinta-feira, dia 26 de outubro, na Nerlei e versa sobre a “Competitividade antes e depois do 25 de Abril”. São oradores convidados João Confraria, Carolina Rodrigues e José Caixeiro. Seguem-se, a 10 de novembro, um debate dedicado à educação e à cultura com intervenção de Maria Calado e Marçal Grilo, e, a 23, outro sobre “Leiria no combate à ditadura”, com Alberto Costa, José Augusto Esteves e Isabel Damasceno.

Ainda este ano, no dia de 14 dezembro, prosseguem as conversas dedicadas à liberdade de imprensa, com uma sessão sobre “A democracia e o algoritmo”, coorganizada pelo REGIÃO DE LEIRIA, com participação de Paulo Pena e Rita Figueiras.

Acácio Sousa destacou ainda a próxima sessão solene do 25 de abril, a realizar em moldes diferentes do habitual, e em que os jovens serão convidados a debater “como é que encaram hoje em dia a participação política”.

O programa cultural, desenvolvido com vários parceiros especificamente para assinalar a efeméride, inclui o bailado “As portas que Abril abriu”, pelo Conservatório Internacional de Ballet Annarella Sanchéz (16 de março); ciclo de Concertos de Abril nas freguesias com filarmónicas do concelho (março, abril e maio); peça de teatro itinerante “Ondas de Liberdade: primeira senha”, com o grupo Leirena (março); exposição-vídeo e exibição de filmes dedicados à obra de Octávio Sérgio, António Caseiro e Augusto Mota (abril): exposição Artistas na Fábrica (abril); Leiria Night Run – Corrida da Liberdade (4 de maio); concerto didático com obra musicada “O Tesouro” de Manuel António Pina, com o Orfeão de Leiria (26 de maio); exposição fotográfica “À conversa com militares que saíram de Leiria em coluna para Lisboa em 26 de abril de 1974″, no Regimento de Artilharia nº4, com a Liga dos Combatentes (abril).

Já a Festa do Povo – Leiria há 50 anos, que irá decorrer no centro da cidade, inclui, além dos concertos e momentos de celebração, animação de rua com momentos encenados, tocatas pelos ranchos folclóricos de Leiria, desfile de bandas filarmónicas, tributo a Zeca Afonso, tasquinhas à beira-rio, mercado dos cereais e fogo de artifício.

Programa diversificado” e “em construção

“Conseguimos ter um programa com muito detalhe, muito flexível e muito aberto”, adiantou ainda Anabela Graça, vereadora da Cultura e da Educação da Câmara de Leiria, explicando que a extensa lista de iniciativas a desenvolver com a comunidade continua em construção e é complementada com um programa municipal dedicado particularmente à Educação e às escolas.

“No caso da Educação, é muito importante dar a conhecer às crianças e aos jovens o enquadramento de um período da História que não viveram e apelar à formação para a participação cívica, que é algo que nos preocupa porque não é muito ativa”, sublinhou a autarca.

“Acima de tudo, o nosso propósito é promover uma reflexão junto da comunidade sobre os valores de Abril”, acrescentou, convicta de que o trabalho em rede com todo o associativismo e a comunidade será “diferenciador e distintivo de outros programas”.

No âmbito das escolas, estão previstas duas exposições itinerantes nas escolas, uma delas sobre a escola do passado, organizada pelo Museu Escolar dos Marrazes, e outra de fotografias de Alfredo Cunha, o 29.º Festival de Teatro Juvenil de Leiria este ano dedicado ao tema “Da censura à liberdade”, a Assembleia de Jovens Deputados (12 de abril) e a Assembleia de Pequenos Deputados (26 de abril) um concurso de cartazes que culminará numa exposição, o programa Pequenos Cantores de Leiria que culminará com dois espetáculos no Castelo de Leiria (30 de junho e 2 de julho), debates e exibição de filmes.

A Feira do Livro, transversal aos dois programas, decorrerá de 29 de maio a 5 de junho, sob o tema “Democracia – O poder da palavra”, e em articulação este ano com a Ronda Poética, enquanto os alunos das escolas secundárias serão desafiados a participar nos projetos editoriais “Pinhal Novo, Novo Pinhal” e “Des(a)pertar”, com coordenação do REGIÃO DE LEIRIA e do Diário de Leiria, respetivamente.

A par deste programa, lembrou Anabela Graça, serão dinamizadas inúmeras atividades nas escolas ao longo do ano, no âmbito dos respetivos projetos pedagógicos.

Para mais informações sobre as atividades já definidas, consulte aqui o programa comunitário e o programa Educação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados