Assinar
Leiria

Pequenos deputados propõem criação de mais espaços para brincar e fazer desporto

Iniciativa da Câmara de Leiria decorreu esta manhã e juntou 51 alunos de 13 estabelecimentos de ensino do concelho.

A expansão do percurso Polis até à nascente do rio Lis, a construção de uma praia fluvial nas Fontes ou a criação de um dia municipal intercultural e intergeracional foram algumas das sugestões expostas pelos alunos do 3º e 4º ano do ensino básico, de escolas de Leiria, que esta manhã vestiram a pele de “deputados municipais”.

“Leiria, Cidade do Desporto, ideias grandes de gente pequena” e “Brincar e aprender, um direito e um dever” foram os temas em debate em mais uma edição da Assembleia de Pequenos Deputados, organizada pela Câmara Municipal de Leiria, com o objetivo de levar os mais novos a apresentar e debater propostas e soluções para os problemas do concelho, mostrando-lhes a importância da sua participação ativa na sociedade e esclarecendo como funciona uma Assembleia Municipal.

A iniciativa teve lugar no Teatro Miguel Franco, com a participação de 51 estudantes, o mesmo número de deputados da Assembleia Municipal de Leiria (AML), oriundos de 13 estabelecimentos de ensino do 1º ciclo. No total foram apresentadas 44 propostas, muitas delas ligadas aos espaços verdes e à prática de atividades ao ar livre.

A construção de um centro multidesportivo em Leiria, com condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e a melhoria das condições para a prática balnear, no parque de lazer da Aroeira, foram outras propostas apresentadas.

A sessão foi presidida por Célia Afra, secretária da mesa da AML, e contou com um período antes da ordem do dia, onde foi prestada homenagem ao povo ucraniano e a personalidades e profissionais na área da saúde e da comunidade educativa.

Já no período da ordem do dia, que pretendeu envolver as crianças na dinâmica de uma reunião de assembleia municipal, foram apresentadas, discutidas e aprovadas algumas das propostas.

“Nós estamos aqui para viver um momento muito importante, vamos sentir e perceber o que é viver em Democracia”, clarificou Célia Afra, no início dos trabalhos.

Anabela Graça, vice-presidente da Câmara de Leiria e vereadora do pelouro da Educação, teve oportunidade para adiantar que muitos dos “pedidos” feitos pelos alunos, em 2021, foram concretizados e que “ao nível do desporto e do recreio escolar, foram distribuídas bicicletas que vão rodar por todas as escolas do 1º ciclo”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados