Assinar
Sociedade

O papel da luta anticolonial no 25 de Abril recordado em Leiria

Dois resistentes pela independência de Angola, o historiador Rui Tavares e a investigadora Aurora Almada e Santos à conversa no final da tarde desta sexta-feira no Teatro José Lúcio da Silva.

“A luta anticolonial, luta pela liberdade (cá e lá)” é o tema das “Conversas de Abril” que regressam hoje, sexta-feira, 12 de janeiro.

No Teatro José Lúcio da Silva, a partir das 18 horas, vão estar dois resistentes pela independência de Angola, Adolfo Pinho e José Pinho, que, com o historiador e deputado do Livre Rui Tavares e a investigadora em “Colonialismo e Memória” Aurora Almada e Santos vão recordar esse movimento anticolonial que abriu brechas irremediáveis na ditadura.

Adolfo Pinho e José Pinho foram presos pela PIDE e estiveram detidos na cadeia de São Nicolau. Adolfo Pinho foi, posteriormente, incorporado no Exército português.

“Teremos a visão de quem lá esteve, resistiu, foi preso e conheceu um e o outro lado”, antecipa a organização da tertúlia.

A conversa pode ser seguida no local e também online, nas redes sociais de “50 anos 25 de Abril Leiria”, no Facebook e Instagram.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados