Assinar
Música

Centena e meia de músicos da região confraternizaram na Marinha Grande

A quinta edição do Jantar de Músicos da Região de Leiria teve uma adesão recorde e juntou no Operário intérpretes dos 20 aos 74 anos.

Foto: Fernando Rodrigues

Cerca de 150 músicos de Leiria, e também de concelhos como Pombal ou Ourém, juntaram-se em confraternização na segunda-feira, dia 25 de março. Este que foi o 5º Jantar de Músicos da Região de Leiria realizado desde 2016, revelou-se o maior de todos, superando as expetativas da organização, composta pelos músicos João Miguel, Nuno Junqueira, Nuno Mendes e Manolo.

“Neste trabalho, os músicos conhecem-se de vista ou de nome, mas, por vezes, nunca têm hipótese de estar juntos pessoalmente”, explicou ao REGIÃO DE LEIRIA Nuno Mendes. Assim, desde 2016, procura-se, “numa segunda ou terça-feira, quando há menos trabalho e os músicos estão mais disponíveis”, proporcionar um encontro onde se possa jantar e conviver.

O organizador diz que inicialmente a ideia era “nem haver música”, porque a intenção é “conversar, trocar ideias e confraternizar”. “Mas, inevitavelmente, leva-se um instrumento ou outro e brinca-se sempre um bocadinho”.

Por isso, este ano, depois de um interregno em 2023, o encontro de músicos da região de Leiria foi mais longe. Além da homenagem “aos míticos da velha guarda que já desapareceram”, foi feito um sorteio por categorias: bateristas, baixistas, teclistas, guitarristas, cantores e outros instrumentos. Depois, cada um dos presentes tirou um número, para se agruparem com outros músicos com o mesmo número. Deste modo, “formaram-se bandas entre músicos que são amigos mas que, na maior parte das vezes, tocaram juntos”.

Assim, formaram-se no Operário dez novas bandas, mas, depois, a noite continuou em registo jam, com outras bandas a formarem-se, noite dentro. “Acabámos às 3 da manhã!”, recorda Nuno Mendes.

A organização, que esperava “uns 50 participantes”, foi surpreendida pela elevada adesão, num grupo que juntou, “desde miúdos com 20 e poucos anos, ao músico mais antigo no ativo, Rui Venâncio”, atualmente com 74 anos. “Está prometido para o ano a repetição e no grupo até já se fala que temos de fazer um 24 horas!”, diz, divertido, o músico.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.