Assinar
Cultura

Dança do Brasil com poesia e aroma a coco no Música em Leiria

Há quatro espetáculos do festival organizado pelo Orfeão de Leiria para ver este fim de semana, que traz a Companhia de Dança de Niterói a Leiria e leva concertos à Batalha, Porto de Mós e Pombal.

Companhia de Dança de Niterói traz “Pedra doce” a Leiria Foto: Rafael Catarcione

A segunda semana do Música em Leiria traz propostas para todos os gostos a palcos de Leiria, Batalha, Porto de Mós e Pombal. No sábado, dia 23 (21h30, 7,5 euros, M6), o festival do Orfeão de Leiria mostra no Teatro José Lúcio da Silva um sugestivo espetáculo da Companhia de Dança de Niterói.

A partir da poesia de Cora Coralina (1889-1985), nasceu uma coreografia que brota das ideias do diretor artístico Fran Mello e da reação dos bailarinos aos textos da poetisa. Tudo embalado pelo aroma a doce de coco confecionado em palco. “Pedra doce” está também em cena na Nazaré, hoje mesmo, quinta-feira, dia 21 (21h30, entrada livre), no Cineteatro local.

Também no sábado, a igreja do Mosteiro da Batalha (21h30, entrada livre, M6) recebe outro dos destaques desta edição: “Missa de Bruckner” é um concerto de Páscoa que leva música coral ao monumento, num espetáculo com o coro DECA e o Ensemble de Sopros da Universidade de Aveiro, com direção de Vasco Negreiros. Assinalando os 200 anos sobre o nascimento do compositor austríaco, são ainda apresentadas em estreia absoluta duas peças instrumentais e uma a cappella de Francisco Ribeiro.

Por Porto de Mós também há música para a Páscoa, num espetáculo especial preparado para a tarde de domingo (18h, entrada livre, M6), com o coro Ninfas do Lis, dirigido por Mário Nascimento, a Camerata do Orfeão de Leiria, conduzida pelo maestro Mário Teixeira, e Rute Martins no órgão. O mote para o programa é a “Messe Basse”, de Gabriel Fauré, mas também haverá música de W.A. Mozart, Pietro Mascagni, Erik Satie, entre outros.

Numa parceria com o Festival de Teatro de Pombal, o Música em Leiria leva até ao Teatro-Cine de Pombal o “Desconcerto” dos Ad Libitum (19h, 3 euros, M6). Este concerto encenado nega ser uma peça de teatro ou sequer um concerto. É, acima de tudo, uma festa movida ao som de quatro divertidos e inspirados clarinetes – e percussão.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados