Assinar


Sociedade

Distrito sob aviso laranja com ondas que podem atingir 12 metros de altura máxima

Também o vento forte e a precipitação vão motivar avisos meteorológicos nos próximos dias.

A partir das 12 horas desta terça-feira, dia 26, o distrito de Leiria vai estar sob aviso laranja devido à agitação marítima, com ondas que podem atingir os 12 metros de altura máxima.

O aviso meteorológico definido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está em vigor até às 15 horas de amanhã, quarta-feira, devido às “ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima”.

O distrito volta a estar sob aviso laranja às 3 horas de 28 de março e até à meia-noite de 29 de março, tendo em conta as previsões de “ondas de noroeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima”.

Desde as 7h05 desta terça-feira, o distrito de Leiria encontra-se já sob o aviso amarelo, também devido à agitação marítima, aviso esse que se renova entre as 15 horas de 27 de março e as 3 horas de 28 marco e ainda entre a meia-noite e as 7 horas de 29 de março.

O IPMA ativou ainda avisos amarelos por causa do vento, estando previstas rajadas até 80 quilómetros por hora (entre as 12 e as 21 horas de 26 de março) e até 85 km/h (entre as 9 e as 18 horas de 27 de março).

Amanhã, quarta-feira, a partir das 9 horas, o distrito de Leiria estará ainda sobre aviso amarelo devido à “chuva persistente, por vezes forte”. O aviso prolonga-se até às 18 horas do mesmo dia.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o amarelo quando “há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva e vento forte, agitação marítima e queda de neve, levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para medidas preventivas.

A ANEPC alerta que é expectável piso rodoviário escorregadio, devido à acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, bem como queda de neve em áreas e altitudes “onde habitualmente não se verifica”.

Em comunicado, a proteção civil alertou igualmente para possíveis inundações “nos locais historicamente mais vulneráveis” e em zonas urbanas e recomendou à população medidas preventivas.

Também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram na segunda-feira para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para Portugal continental e para a Madeira.

As duas entidades pedem à população em geral que não passeie ou faça atividades junto ao mar, e que evite o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados