Assinar
Sociedade

Autoridade Marítima pede comportamentos de segurança em fim de semana de calor

Maioria das praias da região não dispõe de dispositivo de segurança balnear nesta época do ano, pelo que AMN apela a comportamentos adequados.

Foto de arquivo Carolina Santos

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselhou esta sexta-feira a população a adotar comportamentos de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, na sequência da previsão de bom tempo, para o primeiro fim de semana de primavera.

Com temperaturas previstas a rondar os 30 graus centígrados, é expectável que muitas pessoas escolham as zonas costeiras como destino.

No entanto, a AMN recorda que a maioria das praias não se encontra vigiada nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear.

Por isso, alerta a AMN, “a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”.

Em comunicado, lembra ainda que nesta época do ano ainda existe um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima.

O mar, alerta a AMN, apresenta também a “sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano”.

Face à possível afluência junto das praias, a AMN recomenda vigiar permanentemente as crianças, evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada, não virar as costas ao mar e estar sempre a uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda.

“Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre na água e peça ajuda através do 112”, informa ainda a AMN.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados