Assinar
Sociedade

Calor no fim de semana convida a banhos mas praias continuam sem vigilância, alertam autoridades

Termómetros vão chegar aos 30.º C, segundo previsões do IPMA.

Os termómetros vão subir aos 30.º centígrados em cinco concelhos da região, com seis outros concelhos a chegar aos 29.º este fim de semana, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Alcobaça, Batalha, Bombarral, Leiria e Pombal vão ser as zonas assim com as temperaturas mais elevadas. Seguem-se Alvaiázere, Ansião, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Porto de Mós e Ourém, com 29.º C; Óbidos e Pedrógão Grande, com 28.º C; Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos onde os termómetros vão subir aos 27.º C; Nazaré com 25.º C; e Peniche com 24.º C.

Ou seja, bons motivos para uma ida à praia ou zonas balneares. No entanto, as autoridades alertam que a maior parte das praias ainda não têm de um dispositivo de vigilância balnear ativo e a população deve “adotar um comportamento de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando expor-se desnecessariamente ao risco”.

Dada a ausência das equipas de vigilância, a Autoridade Marítima Nacional´(AMN) lembra que “a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada”, pelo que a população deverá ter “um comportamento adequado e responsável”.

“É importante ter em conta que o mar, nesta época do ano, é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que normalmente se verifica neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados e maior ocorrência de agueiros, que são a maior causa de morte por afogamento nas praias portuguesas”, indica a Autoridade Marítima Nacional.

Entre os comportamentos de segurança a adotar, a AMN reitera se devem vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto; não se aproximar da água ou caminhar na areia molhada; não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda; e em caso de testemunhar uma situação de perigo dentro de água, não entre na água e peça ajuda através do 112, aguardando pela chegada das autoridades.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.