Assinar
Leiria

Câmara de Leiria coloca dispositivo de prevenção para garantir segurança nas praias

O vereador Luís Lopes alertou para que sejam adotados “comportamentos responsáveis”, apesar da monitorização que possa ser feita no local.

O dispositivo vai ser colocado na Praia do Pedrógão

A Câmara de Leiria vai colocar um dispositivo de prevenção durante os fins de semana de maior calor, fora da época balnear, para garantir segurança nas praias do concelho, garantiu hoje o vereador Luís Lopes.

“Em função da análise que temos vindo a realizar nos últimos dias, em função da meteorologia, mas também das condições do mar das nossas praias, durante o próximo fim de semana iremos ter um dispositivo de prevenção na praia do Pedrógão, com a monitorização na Lagoa da Ervedeira”, disse Luís Lopes (PS), na reunião de Câmara de hoje.

O vereador com o pelouro da Proteção Civil adiantou ainda que, se as condições meteorológicas apontarem para temperaturas elevadas durante o fim de semana prolongado do 25 de abril, a autarquia vai também assegurar um dispositivo de prevenção.

Luís Lopes alertou para que sejam adotados “comportamentos responsáveis”, apesar da monitorização que possa ser feita no local.

“Apesar de a temperatura ser bastante apelativa para frequentar as nossas praias, o mar continua a ser de inverno”, constatou, revelando que, durante o passado fim de semana foram feitos pedidos a “algumas pessoas que estavam dentro de água para saírem”, mas continuou a “assistir-se a comportamentos de risco que não se coadunam com aquilo que são as condições do mar”.

Para Luís Lopes, “além do dispositivo que já foi mobilizado, e que irá ser nos próximos fins de semana, é muito importante que todos percebam que não é pelo facto de existir um nadador-salvador que os comportamentos podem ser diferentes”.

Questionado pelo vereador independente eleito pelo PSD, Álvaro Madureira, sobre a reposição de areias na praia do Pedrógão, Luís Lopes afirmou que já articulou essa intervenção com a Administração da Região Hidrográfica para efetuar a regularização das areias.

“Já o fizemos há cerca de três semanas na marginal e está previsto fazermos uma nova recarga. Estamos dependentes de correntes e de meteorologia. Suspendemos no calendário a intervenção, porque tivemos nova rotação [de areias]”, explicou o vereador.

O autarca recordou que, em 2023, a “cinco dias do início da época balnear”, foi realizada uma nova recarga de areias.

“Temos tentado gerir minimizando o impacto económico deste tipo de intervenção, mas assegurando as condições para que as pessoas possam usufruir da praia”, acrescentou.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.