Assinar


Leiria Exclusivo

De Santarém ao quartel do Carmo, na primeira pessoa

Cerca de 240 militares rumaram a Lisboa, na madrugada de 25 de Abril de 1974 para derrubar o regime. No ano em que se assinalam 50 anos da Revolução, o REGIÃO DE LEIRIA recorda o momento com dois dos militares da região que integraram a coluna.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Manuel Cruz e José Afonso de Oliveira reconhecem que houve momentos (muito) tensos, que “podiam ter corrido mal” e sem a certeza de como tudo iria acabar. Felizmente, 50 anos depois, estão a celebrar Abril

Hoje, 24 de abril, à noite, José Afonso e Manuel vão encontrar-se na antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, de onde partiu a coluna militar que haveria de ocupar a praça do Comércio, em Lisboa, há 50 anos. Amanhã, dia 25, os dois leirienses e antigos militares estarão também nas comemorações oficiais do 25 de Abril em Lisboa, participando na reconstituição das movimentações das tropas e de 14 dos veículos militares, entretanto restaurados, que ocuparam algumas das ruas da capital em 1974, desde o campo das Cebolas ao quartel do Carmo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados