Assinar


Cultura Exclusivo

A nossa liberdade é um tesouro escrito por Manuel António Pina que o Orfeão de Leiria leva a palco

Música, narração e ilustração convivem na nova produção do Orfeão de Leiria, criada para contar ao público infantojuvenil o quão valioso é viver em liberdade. Na manhã de domingo, 26 de maio, descobre-se “O Tesouro” no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Originalmente lançado em 1994, o livro de Manuel António Pina deu origem ao filme “Se a memória existe” (1999), de João Botelho, a propósito dos 25 anos do 25 de Abril. Nos 50 anos da Revolução, por iniciativa do Orfeão de Leiria, ganha forma de concerto didático, com texto adaptado por Ana Sofia Ribeiro, música original de Mário Nascimento e direção artística e musical de Mário Teixeira. Em palco atuam a Camerata e os coros infantojuvenis da Escola José Saraiva, de Leiria, com narração de Neuza Bettencourt e projeção das ilustrações de Pedro Proença, que acompanham a edição mais recente do livro

Era uma vez um país triste, que perdeu a liberdade, temia um papão (chamado PIDE) e onde até beber coca-cola era proibido. Até que uma revolução encheu as ruas de cravos e soltaram-se as amarras. A história de “O Tesouro” – “uma história verdadeira”, sublinhou Manuel António Pina -, é um dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e inspira o mais recente concerto didático do Orfeão de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados