Assinar
Mercado

Bairro Digital coloca Alvaiázere “um passo à frente” no comércio do futuro

A candidatura de Alvaiázere foi a única que propôs instalar a zona de comércio fora da sede de concelho.

CMA

A Junta de Freguesia de Pussos São Pedro, nos Cabaços, acolheu, no passado dia 3, a apresentação do Bairro Comercial Digital (BCD) de Alvaiázere, projeto que prevê estimular a economia local através do apoio à digitalização e à gestão da informação, promovendo a eficiência, a comunicação e a cooperação entre comerciantes e organismos locais.

A candidatura de Alvaiázere, a que melhor pontuação obteve a nível nacional, foi a única que propôs instalar a zona de comércio fora da sede de concelho, neste caso, na localidade de Cabaços.

Na sessão destinada a esclarecer os comerciantes e a população sobre a iniciativa que começará a ser implementada a breve trecho, Paulo Batista, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, elogiou a atitude do município por dar “um primeiro exemplo de descentralização ao fazer em Cabaços este projeto importante dos Bairros Digitais, dando um sinal de coesão no seu território”.

Este projeto, que prevê um investimento na ordem dos 850 mil euros provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destina-se aos comerciantes localizados dentro dos limites físicos pré-definidos na elaboração do projeto do Bairro, onde se contam 19 lojas, sete estabelecimentos de restauração e hotelaria e seis de serviços, 59% dos quais não tem presença digital, revelou, na ocasião, Horácio Mota.

O CEO da Inov4You, consultora responsável pela elaboração da candidatura, referiu que o BCD vai ser, no fundo, um centro comercial a céu aberto que será dinamizado e dotado de conectividade, tendo sublinhado o objetivo de aumentar a diversidade de lojas, uma vez que o “mix comercial é muito importante na atratividade do bairro”.

O presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro, destacou que este projeto “vai dar projeção a Cabaços, à freguesia, ao concelho e à região de Leiria”, com o total de seis BCD aprovados, o que posiciona o território “um passo à frente naquilo que será o comércio do futuro”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.