Assinar

Universidade de Aveiro

O teu ADN é a nossa identidade.

Tu tens o dinamismo, o talento e a criatividade. A nossa missão é fazer-te brilhar! Vem estudar numa academia que trata por tu todas as áreas científicas e que tem o curso certo para ti.

Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro, Portugal

Oferta formativa

Administração Pública

Licenciatura

Os licenciados em Administração Pública poderão exercer atividades num amplo mercado de trabalho, que inclui não apenas os órgãos da Administração Pública, nacionais, regionais ou locais, mas igualmente em organizações autónomas e empresas públicas e privadas.A conclusão da Licenciatura far-se-á através de três percursos possíveis, que se consubstanciam na opção por um dos três menores existentes e cuja especificidade em termos de saídas profissionais, pode apresentar a seguinte forma: Administração Pública e Políticas Públicas:Os licenciados em Administração Pública e Políticas Públicas estarão especialmente preparados para dominar os instrumentos indispensáveis a uma correta definição de políticas públicas e gestão, planeamento, acompanhamento e avaliação de ações.Administração Pública e Ciência Política:Os licenciados em Administração Pública e Ciência Política apresentam especiais competências de ação profissional em instituições nacionais e internacionais do setor público, quasi-público (como organizações não governamentais) e privado (nomeadamente zonas de interação entre o público e o privado), especialmente nas áreas relacionadas com processos de definição e implementação de políticas públicas e estruturas institucionais e de governance.Administração Pública, Ordenamento do Território e Urbanismo:Os licenciados em Administração Pública, Ordenamento do Território e Urbanismo, encontram-se particularmente preparados para desenvolver atividades em organismos, públicos ou privados, cuja ação se traduza em ocupação e intervenção do e no território.

Automação e Sistemas de Produção

Licenciatura

A licenciatura em Automação e Sistemas de Produção surge da reestruturação curricular da licenciatura em Tecnologia e Sistemas de Produção. O ciclo de estudos em Automação e Sistemas de Produção, conducente ao grau de licenciado com 180 ECTS, pretende conferir uma formação específica aos Licenciados, que lhes permita o acesso ao mercado de trabalho em empresas de base tecnológica, industrial ou prestadoras de serviços, vocacionadas para o projeto, construção, programação e implementação de equipamentos e sistemas integrados de produção industrial. Objetivos de aprendizagem Desenvolver equipamentos e sistemas integrados de produção a nível industrial aplicando os conhecimentos adquiridos. Adaptar e implementar equipamentos e sistemas integrados de produção em contexto real. Adquirir conhecimentos específicos em sistemas de produção, como sejam o projeto mecânico, o projeto assistido por computador CAD/CAE, a automação, a informática industrial e a gestão de projetos. Adquirir conhecimentos básicos em domínios específicos dos sistemas de produção, como sejam os materiais, os processos de fabrico e o fabrico assistido por computador CAM. Desenvolver competências práticas em engenharia, automação, informática industrial e gestão, em unidades curriculares laboratoriais e de projeto, individualmente ou em grupo. Atuar nas várias etapas do ciclo de vida dos sistemas integrados de produção (conceção, construção, programação, integração, implementação e otimização). Aplicar de forma integrada os conhecimentos adquiridos nas áreas da engenharia, automação, informática industrial e gestão, em projetos de sistemas de produção. Comunicar informação, problemas e soluções de modo claro a audiências multidisciplinares, na forma escrita, gráfica, oral ou multimédia. Desenvolver competências genéricas que sejam aplicáveis noutros contextos. Desenvolver competências para aprendizagem autónoma ao longo da vida. Objetivos de aprendizagem

Biologia

Licenciatura

Consideram-se atividades profissionais no domínio da Biologia ou das Ciências Biológicas as que versam sobre: a) Estudo, identificação e classificação dos seres vivos e seus vestígios; b) Estudos ecológicos, de conservação da natureza, de aspetos biológicos do ambiente, do ordenamento do território e de impacte ambiental; c) Gestão e planificação da exploração racional de recursos vivos; d) Estudos, análises biológicas e tratamento de poluição de origem industrial, agrícola ou urbana; e) Estudos e análises biológicas e de controlo da qualidade de águas, solos e alimentos; f) Organização, gestão e conservação de áreas protegidas, parques naturais e reservas, jardins zoológicos e botânicos e museus cujos conteúdos são dedicados fundamentalmente à Biologia ou similares; g) Estudos e análises de amostras e materiais de origem biológica; h) Estudo, identificação e controlo de agentes biológicos patogénicos, de parasitas e de pragas; i) Estudo, desenvolvimento e controlo de processos e técnicas biológicas de aplicação industrial, nomeadamente de bioquímica industrial alimentar; j) Estudo, identificação, produção e controlo de produtos e materiais de ordem biológica, e de agentes biológicos que interferem na conservação e qualidade de quaisquer produtos e materiais; l) Estudos de genética humana, animal, vegetal e microbiana; m) Estudo e aplicação de processos e técnicas de biologia humana, nomeadamente no domínio das análises clínicas e nos domínios biomédicos e farmacêuticos; n) Educação ambiental e para a saúde; o) Investigação científica fundamental ou aplicada em qualquer área da Biologia; p) Consultadoria, peritagem, gestão e assessoria técnica e científica em assuntos e atividades do âmbito da Biologia. De acordo com os estatutos da Ordem dos Biólogos, podem ser membros efetivos da Ordem os titulares de um grau superior em Biologia e que tenham uma formação académica e experiência profissional de duração total não inferior a seis anos. Assim, com a implementação do processo de Bolonha, o mais natural é que um licenciado em Biologia opte por prosseguir os seus estudos de primeiro ciclo (3 anos) para um segundo ciclo (de 2 anos), de modo a obter o grau de Mestre. Na área da Biologia, a Universidade de Aveiro oferece os seguintes segundos ciclos: (1) Biologia Aplicada; (2) Biologia Molecular e Celular; (3) Microbiologia; (4) Biologia Marinha Aplicada; (5) Ecologia Aplicada; (6) Eco-toxicologia e Análise de Risco.

Biologia e Geologia

Licenciatura

CA formação obtida no final de um 1º ciclo em Biologia e Geologia garantirá qualificações profissionais para entrada na vida ativa em diversas áreas, como seja a preservação e proteção ambiental e florestal, a divulgação das ciências naturais, a defesa do património geológico e a caraterização de recursos geológicos e biológicos. Os licenciados em Biologia e Geologia pela UA ficarão habilitados para o desempenho das seguintes funções: Técnico de laboratório nas áreas da Biologia e da GeologiaTécnico de museu em centros de ciência ou outros espaços didáticos (divulgação das ciências da natureza)Técnico de parque/reserva natural (e.g. preservação e proteção ambiental)Técnicos em serviços de administração central, local e regional De acordo com os estatutos da Ordem dos Biólogos, podem ser membros efetivos da Ordem os titulares de um grau superior em Biologia e que tenham uma formação académica e experiência profissional de duração total não inferior a seis anos. Assim, com a implementação do processo de Bolonha, o mais natural é que um licenciado em Biologia opte por prosseguir os seus estudos de primeiro ciclo (3 anos) para um segundo ciclo (de 2 anos), de modo a obter o grau de Mestre. Na área da Biologia, a Universidade de Aveiro oferece os seguintes segundos ciclos: (1) Biologia Aplicada; (2) Biologia Molecular e Celular; (3) Microbiologia; (4) Biologia Marinha Aplicada; (5) Ecologia Aplicada; (6) Eco-toxicologia e Análise de Risco.

Bioquímica

Licenciatura

Alimentar, Biotecnologia, Ambiente, Agroquímica, e Farmacêutica; Prossecução de estudos do segundo ciclo em áreas complementares à sua formação de base: Bioquímica, Ciências da Saúde, Ciências dos Alimentos, Biotecnologia, Química, Biologia, entre outras.

Biotecnologia

Licenciatura

Os licenciados em Biotecnologia pela UA poderão exercer funções em empresas de base biotecnológica, nomeadamente nas áreas da Biotecnologia branca (uso de células e enzimas em aplicações industriais de biotecnologia), Biotecnologia verde (biotecnologia aplicada às indústrias agroalimentares), Biotecnologia vermelha (biotecnologia aplicada a processos farmacêuticos e médicos) e Biotecnologia azul (biotecnologia aplicada a processos ambientais) ou ainda em serviços públicos. Poderão desenvolver atividades profissionais em funções empresariais, comerciais ou industriais, trabalhando na produção, ou na investigação e desenvolvimento de novas técnicas, processos ou produtos, bem como desempenhando funções técnico-comerciais, ou de garantia da qualidade de produtos ou de processos industriais. Prossecução de estudos ao nível de segundo ciclo (Mestrado) nas várias áreas da Biotecnologia indicadas acima pelo código de cores das várias vertentes atuais da biotecnologia e em áreas afins, como sejam, Biomédica, Ciências da Saúde, Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Bioquímica, Química, Biologia, entre outras.

Ciências Biomédicas

Licenciatura

Existe uma enorme necessidade de investigadores biomédicos bem treinados para suprir as necessidades de empregadores em setores públicos e privados. A LCBM fornece uma excelente oportunidade para obter uma formação inicial numa área da ciência relacionada com a biomedicina permitindo uma variedade de saídas profissionais. Por exemplo, investigação fundamental ou translacional, laboratórios de diagnóstico clínico, medicina forense, indústria farmacêutica, biotecnologia, coordenação de ensaios clínicos, marketing de produtos biomédicos, transferência de tecnologia e licenciamento de produtos. Uma carreira no ensino é também de considerar.

Ciências do Mar

Licenciatura

Com esta formação, os alunos adquirem os conhecimentos e competências necessários para iniciar uma carreira científica/profissional no âmbito das Ciências do Mar. Esta formação de base será a mais adequada para uma formação de 2º Ciclo especializada nos aspetos biológicos, químicos, físicos ou geológicos da oceanografia, ou para seguir um percurso mais abrangente, através de uma abordagem multidisciplinar das Ciências do Mar. Esta graduação, entre outros, possibilitará aos graduados o prosseguimento dos seus estudos no 2º Ciclo em Ciências do Mar e da Atmosfera da Universidade de Aveiro, suportado pelo Laboratório Associado “Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – CESAM”. Os licenciados em Ciências do Mar encontram-se habilitados para o exercício da sua profissão em institutos ou entidades onde seja necessária uma formação sólida nos domínios das Ciências do Mar, desenvolvendo investigação ou resolvendo problemas concretos no âmbito das seguintes atividades profissionais: Análise de qualidade de água na vertente marinhaControlo de poluição marinhaEnergias renováveis marinhasFormadores em Ciências do MarGestão e ordenamento de zonas marinhas e costeirasInvestigação científicaOceanografia operacional e observacionalReabilitação de animais marinhosReabilitação e recuperação do meio costeiro e marinhoTurismo náuticoEstas atividades poderão ser desenvolvidas nas seguintes entidades, institutos e empresas: Instituto HidrográficoLaboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera (ex: Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR))Universidades e Institutos de InvestigaçãoEmpresas de Modelação, Consultadoria, Aquacultura, MonitorizaçãoEmpresas de turismo marítimoEmpresas relacionadas com a exploração de energias alternativas (solar, eólica, marés, ondas)Administrações de Zonas Portuárias

Contabilidade

Licenciatura

O curso permite a formação de profissionais versáteis, passíveis de se enquadrarem num leque variado de perfis profissionais, entre os quais se destacam: Contabilidade (organização do sistema de informação contabilístico; elaboração, interpretação e relato da informação económica e financeira de apoio à tomada de decisão);Direção (administrativa, financeira e até de topo), estando habilitado a participar ativamente em operações económicas e financeiras à escala internacional;Consultadoria;Auditoria

Contabilidade pós-laboral

Licenciatura

O curso permite a formação de profissionais versáteis, passíveis de se enquadrarem num leque variado de perfis profissionais, entre os quais se destacam: Contabilidade (organização do sistema de informação contabilístico; elaboração, interpretação e relato da informação económica e financeira de apoio à tomada de decisão);Direção (administrativa, financeira e até de topo), estando habilitado a participar ativamente em operações económicas e financeiras à escala internacional;Consultadoria;Auditoria

Design

Licenciatura

A formação em Design da Universidade de Aveiro, assente numa prática letiva transversal a vários domínios do Design, permite aos seus licenciados ingressarem no mercado profissional assumindo carreiras profissionais de natureza diversa. Quer seja assumindo responsabilidades em projetos de natureza bidimensional (mais próximos do domínio do Design de Comunicação e/ou Interação) ou de natureza tridimensional (Design de Produto, Industrial e/ou Design de Ambientes), os licenciados em Design pela Universidade de Aveiro possuem as ferramentas necessárias para interpretar os desafios profissionais de forma holística, assumindo o pensamento concetual e a visão estratégica da solução como eixo central da sua atividade. Neste sentido, para além do prosseguimento de estudos para outros níveis de ensino e da possibilidade de assumirem diferentes papeis de formação base na área do Design, os licenciados em Design da UA ficam aptos a desenvolverem atividade profissional como Designers de Comunicação, Designers de Produto/Industrial, Diretores de Arte, Diretores Criativos, Ilustradores, Web Designers, entre outros, quer seja em regime de contratação por conta de outrem, freelancers ou empreendedores que assumem a criação de auto-emprego na sua área de especialização.

Design de Produto e Tecnologia

Licenciatura

O perfil do Curso decorre, quer da caraterização do tecido económico e industrial da região Entre Douro e Vouga, quer da necessidade ao nível nacional de um perfil de formação virado para a inovação, projeto e desenvolvimento de novos produtos capaz de promover o aumento da competitividade e sustentabilidade da indústria portuguesa, formando quadros qualificados para desempenhar funções em setores tais como: a indústria de moldes, plásticos, componentes, metalomecânica, calçado e cortiça. Os licenciados pela Escola Superior Aveiro Norte em Design de Produto e Tecnologia poderão ainda desenvolver a sua atividade noutras indústrias ou em gabinetes independentes e terão competências na área do design e desenvolvimento de produto, participando na conceção, desenvolvimento, prototipagem e transposição para fabrico.

Economia

Licenciatura

Este curso do 1.º ciclo visa formar profissionais de elevada qualificação que possam exercer uma atividade profissional nos seguintes domínios: técnicos superiores no setor público e privado;integração na gestão e no planeamento em empresas/organizações do setor privado ou público, num nível intermédio ou de assessoria de direção, tendencialmente mais operacional e técnico, com elevadas competências no tratamento de dados sócio-económicos.Os pressupostos que serviram para a conceção e construção deste curso são: uma formação de 1º Ciclo de banda larga (licenciatura) e uma formação de especialização ao nível do 2º Ciclo (mestrado), especialização que pode ser iniciada no 1º ciclo através da seleção de disciplinas de opção. A conclusão do 2º ciclo permitirá exercer funções de maior responsabilidade ao nível de estudos sócio-económicos avançados, atividades de planeamento e de gestão.

Educação Básica

Licenciatura

Participação em projetos educativos em situações formais e não-formaisAcompanhamento de atividades educativas (ex: estudo acompanhado)Apoio a bibliotecasApoio a projetos de inovação pedagógica e de investigaçãoIdentificação, elaboração e avaliação de recursos didáticosElaboração de recursos de divulgaçãoe formação cultural- Divulgação de recursos didáticosSecretariado em contextos educativosPromoção de atividades de salvaguarda do ambiente, património, saúde, identidade cultural e linguísticaApoio a imigrantes na sua inserção, tendo em conta, nomeadamente, a aprendizagem da língua e da culturaEnsino à Distância para populações em mobilidade

Eletrónica e Mecânica Industrial

Licenciatura

Os Licenciados em Eletrónica e Mecânica Industrial estão habilitados para o exercício de funções técnicas na indústria, envolvendo as seguintes áreas de atividade: Implementação de processos de fabrico e gestão da produçãoProjeto de sistemas eletromecânicos, linhas de fabricoautomáticas, instalações elétricas industriais, sistemas eletrónicos e redes industriaisManutenção eletromecânicaConsultoria técnica e exploração de sistemas eletromecânicos e de automação industrialComercialização de equipamentos industriais

Enfermagem

Licenciatura

Os licenciados em Enfermagem poderão exercer a sua atividade profissional em instituições públicas ou privadas, de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente: no âmbito dos cuidados de saúde primários ou diferenciados, em hospitais, centros de medicina física e reabilitação, maternidades, centros de saúde, laboratórios, em unidades de cuidados continuados, unidades de cuidados à pessoa idosa; em unidades de investigação; criar empresas na área da prestação de cuidados

Engenharia Aeroespacial

Licenciatura

A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial da UA, forma profissionais de Engenharia para os sectores da indústria do espaço, aviação, satélites e áreas tecnológicas no domínio da Electrónica, Telecomunicações, Física, Materiais e da Mecânica. As áreas de intervenção incluem: Desenvolver, projetar, construir e validar sistemas aeroespaciais, com especial enfase em satélites, estruturas e drones;Consultoria e funções de liderança, chefia em engenharia;Investigação científica e desenvolvimento (I&D);Ensino e atividades de formação profissional;

Engenharia Biomédica

Licenciatura

A Licenciatura em Engenharia Biomédica (LEB) pretende fornecer bases sólidas em ciências de engenharia, em ciências biomédicas de espetro largo e em ciências da especialidade. Nos 3 anos da LEB é fornecida a formação de base em matemática, física, química, eletrónica, informática, materiais e ciências biomédicas. Os futuros profissionais: estarão aptos a resolver problemas complexos de engenharia na área biomédica de vertente interdisciplinar, e a desenvolver um pensamento crítico sobre os problemas, soluções e resultados.serão capazes de formar e liderar equipas interdisciplinares.serão capazes de garantir uma aprendizagem contínua e autónoma ao longo da vida – terão adquirido competências de relação interpessoal e interdisciplinar e capacidade de discussão rigorosade projetos por via oral e escrita.Alguns exemplos de saídas profissionaisEmpresas de equipamento e instrumentação médica.Unidades prestadoras de serviços de Saúde (Hospitais, Centros de Saúde e Clínicas e Laboratórios Clínicos): nas áreas de física hospitalar, engenharia clínica e manutenção de equipamento.Centros de diagnósticoInvestigação e desenvolvimento em laboratórios de empresas.Empresas de material farmacêutico e indústria farmacêutica e de análises.Laboratórios de universidades e institutos públicos.Empresas de biomateriais.Empresas ligadas à área da saúde: consultoria e prestação de serviços no âmbito do controlo da qualidade de equipamentosE claro, na investigação em Unidades de Investigação nacionais ou estrangeiras na área da engenharia biomédica

Engenharia Civil

Licenciatura

No final do ciclo de estudos, os diplomados estarão habilitados a praticar atos de engenharia no âmbito da conceção, produção, produção de materiais, planeamento e ordenamento do território, administração pública e concessões, nos termos do estabelecido na legislação em vigor para este nível de qualificações. Poderão assim, desempenhar funções em gabinetes de projeto, em empresas de construção civil e de obras públicas, em serviços de administração central e local, nas áreas de vias de comunicação, de geotecnia, de estruturas, de obras hidráulicas, de produção e reciclagem de materiais de construção, de implementação de soluções sustentáveis.

Engenharia Computacional

Licenciatura

A LEComp destina-se a formar profissionais que queiram trabalhar em áreas científicas e tecnológicas onde a modelação e simulação computacional, ou a análise e o tratamento de grandes quantidades de dados usando algoritmos computacionais sofisticados sejam determinantes. Através da formação de base estruturante em Física, Matemática e Informática, uma escolha criteriosa das disciplinas de opção e a seleção de temas para trabalhos de projeto e tese de mestrado orientados por docentes de departamentos adequados, os formandos poderão trabalhar em: – indústria ótica e fotónica – indústria automóvel e aeroespacial – indústria metalomecânica – indústria química e farmacêutica – indústria de software, de jogos de computador e animação gráfica – indústria de semicondutores – desenvolvimento de novos materiais – indústria petroquímica – indústria de moldes – banca e seguradoras – consultadoria diversa (por exemplo,  ambiente, empresas para prospeção de dados da internet, etc.). – logística – marketing digital – investigação em instituições públicas e em laboratórios de I&D privados 

Engenharia de Automação Industrial

Licenciatura

O licenciado em Engenharia de Automação Industrial estará preparado e habilitado para intervir em sistemas avançados de fabrico, como o fabrico interligado e inteligente, incluindo questões de rastreabilidade industrial e manufatura distribuída.

Engenharia de Computadores e Informática

Licenciatura

A área da Engenharia Informática tem vindo a revelar-se como o principal motor de desenvolvimento nas economias avançadas. Aos licenciados em Engenharia de Computadores e Informática apresentam-se diversificadas saídas profissionais, por exemplo, em empresas de base tecnológica associadas quer ao desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais e de redes de comunicações, quer ao desenho, produção e manutenção de software. Destacam-se, por exemplo, as atividades de: – Projeto, desenvolvimento e gestão de sistemas computacionais e de software, em instituições/empresas públicas e privadas – Projeto, implantação e operação de redes de comunicações, em operadores de redes de comunicações – Inovação e investigação

Engenharia de Materiais

Licenciatura

Os Licenciados em Engenharia de Materiais poderão exercer a sua atividade profissional nas áreas da qualidade e processamento da Indústria e Serviços ligados à produção ou utilização de materiais metálicos, cerâmicos ou poliméricos. As principais saídas profissionais incluem empresas de componentes e moldes metálicos, tratamentos de superfície e revestimentos, cerâmicos para loiça, sanitários, pavimento e revestimento, vidro, extrusão e injeção de polímeros, fundição de ligas metálicas, tratamentos térmicos, etc.

Engenharia do Ambiente

Licenciatura

Os futuros licenciados poderão exercer atividade profissional em empresas, indústrias, órgãos do estado (desde o nível local ao regional e central) e organismos do setor social (associações), direta ou indiretamente relacionadas com processos ambientais, num contexto de elevado índice e qualidade de empregabilidade de profissionais de Engenharia do Ambiente. Não obstante a especialização a nível ambiental, a LEA visa também garantir uma formação inicial em ciências e engenharia, com um caráter suficientemente aprofundado, de modo a constituir uma plataforma sólida de base, que permita tanto a integração num mercado de trabalho que exige flexibilidade e alternância no emprego, como a fácil transição para um 2º ciclo de estudos superiores (Mestrado) com possibilidade de um estágio em ambiente empresarial ou de um projeto de investigação, num contexto nacional ou internacional.

Engenharia e Gestão Industrial

Licenciatura

Os titulares do grau de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (EGI) adquirem, ao longo da sua formação, um conjunto alargado de conhecimentos e competências em diferentes áreas do saber, realçando: O domínio profundo dos conceitos e métodos específicos da Engenharia e Gestão Industrial, nomeadamente nas áreas de Gestão de Operações, Métodos Quantitativos Aplicados e Sistemas de Informação.A capacidade de integrar os conhecimentos adquiridos de forma a resolver problemas técnicos complexos, efetuar a interligação entre a gestão, a tecnologia, as operações e os sistemas de informação e avaliar as consequências das ações a propor.A capacidade de criar, inovar, decidir e liderar.A capacidade para tomar decisões ao nível operacional e estratégico e atuar como agente de mudança.A capacidade para avaliar os impactos sociais das decisões tomadas ou propostas.A capacidade de integrar conhecimentos não formais e do ambiente externo na tomada de decisões.A capacidade para comunicar informação, ideias, problemas e soluções para audiências de especialistas ou não especialistas.A facilidade em interagir com diferentes stakeholders nas organizações (em particular no que diz respeito à comunicação oral e escrita).Capacidade em gerir, comunicar e partilhar de informação no contexto gestão de projetos complexos, associados à dinâmica da digitalização (Indústria 4.0);A capacidade para prosseguir os estudos de modo auto-direcionado e autónomo, ao nível do mestrado.Deste modo, o perfil flexível e multifacetado dos titulares do grau de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, permitir-lhes-á desempenhar funções num amplo leque de setores. De facto, dado o seu conhecimento sobre o funcionamento dos processos de fabrico associados a diferentes tipos de setores industriais e os conhecimentos de gestão global e técnica que possuem, ficam aptos a desempenhar funções na área de gestão das operações em empresas industriais dos mais diversos setores, empresas de serviços ou organismos públicos, tais como empresas de consultadoria e auditoria, têxteis, indústria automóvel, cerâmica e vidro, eletrónica e telecomunicações, bancos, seguradoras, empresas de moldes, plásticos, indústrias metálicas e metalomecânicas, calçado, revestimentos, mobiliário, madeiras, cimentos, gabinetes de contabilidade e gestão, empresas de alimentação e bebidas, energia, indústria e comércio de frio, construção civil e imobiliárias e químicas.

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Licenciatura

“Os licenciados deste curso têm à sua disposição um vasto leque de saídas profissionais, das quais se destacam: Quadros superiores em empresas públicas e privadas, cuja atividade envolva a utilização, gestão e projeto de Sistemas Eletrónicos, Computadores, Telecomunicações, Instrumentação, Automação e Controlo e Análise e Processamento de Sinal;Empresas nacionais, estrangeiras e multinacionais relacionadas com investigação e produção de equipamentos eletrónicos;Operadores de telecomunicações;Empresas de produção e manutenção de software e hardware;Empresas de consultoria;Empresas industriais e de serviços.A região de Aveiro conta com a presença de um vasto conjunto de empresas na área das TICE, algumas das quais criadas por antigos alunos do DETI. A sua proximidade com a Universidade de Aveiro, fruto da proximidade institucional às unidades de investigação de excelência nas áreas associadas ao curso, é uma mais valia para os licenciados da LEEC. Os futuros licenciados da LEEC terão também as competências necessárias para poderem dar continuidade aos seus estudos de Mestrado nas áreas de Engenharia Eletrotécnica, Telecomunicações, Computadores, Robótica e cursos afins.”

Engenharia Física

Licenciatura

Indústria nas áreas da Ótica, Fotónica, Optoeletrónica e Dispositivos Médicos, de Plástico e Papel, de Revestimentos, de Termotecnologia, de Semicondutores e Eletrónica, Metalomecânica e Automóvel. Empresas na área das Tecnologias da Informação e Comunicação, na área de vendas de material Científico e consultadoria.

Engenharia Informática

Licenciatura

“A área da engenharia informática tem vindo a revelar-se como o principal motor de desenvolvimento nas economias avançadas. As saídas profissionais do curso são inúmeras e diversificadas, destacando-se as empresas de base tecnológica associadas à análise, desenho, produção e manutenção de software. No mercado de trabalho da Informática em Portugal, na Europa e no mundo ainda faltam profissionais. Este ciclo de estudos contribui para fazer face às necessidades desse mercado de trabalho, que é um dos mais estáveis e promissores para os jovens licenciados. Destacam-se, por exemplo, as atividades de: Desenvolvimento de Software Aplicacional (Gestão, Economia, Saúde, Telecomunicações, Ambiente, Transportes, Energia, etc) Desenvolvimento de Sistemas de Informação Desenvolvimento de Sistemas com Inteligência Artificial Consultoria e Gestão de Projeto de Sistemas Informáticos Inovação e Investigação”

Engenharia Mecânica

Licenciatura

Para além do acesso a diferentes percursos de formação de segundo ciclo, este curso forma profissionais com um excelente equilíbrio entre a integração de diferentes princípios científicos em aplicações práticas. As saídas profissionais dos licenciados em engenharia mecânica vão desde gabinetes de projeto à integração numa alargada variedade de indústrias e empresas, dentro e fora de Portugal.

Engenharia Química

Licenciatura

Atividades profissionais de nível intermédio relacionadas com a condução, organização e gestão da produção/operações em processos industriais do sector químico ou afins.Atividades técnico-comerciais em áreas direta ou indiretamente relacionadas com a indústria química, com vista à obtenção de produtos essenciais – combustíveis, produtos químicos, alimentares, farmacêuticos e de higiene, plásticos, fibras, tintas e vernizes, detergentes, adubos, pesticidas, etc..

Finanças

Licenciatura

O curso permite a formação de profissionais versáteis, passíveis de se enquadrarem num leque variado de perfis profissionais, entre os quais se destacam: Quadro das áreas financeiras em Grandes Empresas e Grupos Económicos;Gestor financeiro e “controller” em PMEs;Gestor de conta, gestor de ativos e “trading”, “dealer”, analista financeiro, quadro das áreas de desenvolvimento de produtos, planeamento e controlo na Banca, Seguros e Sociedades de Corretagem;Quadro de empresas de “Leasing”, “Factoring”, “Renting”, ALD, SFACs;Supervisor e inspetor na Administração Fiscal

Finanças pós-laboral

Licenciatura

O curso permite a formação de profissionais versáteis, passíveis de se enquadrarem num leque variado de perfis profissionais, entre os quais se destacam: Quadro das áreas financeiras em Grandes Empresas e Grupos Económicos;Gestor financeiro e “controller” em PMEs;Gestor de conta, gestor de ativos e “trading”, “dealer”, analista financeiro, quadro das áreas de desenvolvimento de produtos, planeamento e controlo na Banca, Seguros e Sociedades de Corretagem;Quadro de empresas de “Leasing”, “Factoring”, “Renting”, ALD, SFACs;Supervisor e inspetor na Administração Fiscal

Física

Licenciatura

Os licenciados em Física possuem uma boa formação de base em física e matemática e competências sólidas na resolução computacional de problemas. Os pontos fortes dos físicos são a sua versatilidade, a sua compreensão profunda das tecnologias modernas e a sua capacidade de, usando modelos matemáticos, extrair descrições e relações úteis através da análise de processos e fenómenos extremamente complicados. É habitual encontrar físicos a trabalhar em, por exemplo, Laboratórios de investigação.Indústria transformadora.Instituições de ensino superior.Hospitais.Empresas de tecnologias de informação.Laboratórios de certificação e metrologia.Empresas financeiras e de consultadoria.Instituições de divulgação da ciência e museus.

Fisioterapia

Licenciatura

De acordo com um relatório da associação Portuguesa de Fisioterapeutas, os Fisioterapeuta Portugueses trabalham em diversos locais, nomeadamente: Hospitais;Centros de Saúde;Clínicas privadas;Clubes desportivos;Instituições de Solidariedade Social,Em empresas e fábricas (no gabinete de saúde ocupacional)Câmaras Municipais;Escolas;O seu próprio negócio ou empresasNestes locais, os Fisioterapeutas exercem a sua atividade em diferentes áreas, nomeadamente: Condições MusculosqueléticasCondições NeurológicasCondições cardiorrespiratórias e vascularesCondições metabólicas (por exemplo, diabetes, obesidade)Condições oncológicasCondições urogenitaisCondições pediátricas

Geologia

Licenciatura

Durante este ciclo de estudos, pretende-se que os estudantes: a) desenvolvam competências teóricas e práticas nas áreas de cartografia, mineralogia, petrologia, sedimentologia, estratigrafia, paleontologia, geologia estrutural, geoquímica, geofísica, jazigos metálicos e não metálicos, recursos energéticos, hidrologia, hidrogeologia, oceanografia, geologia ambiental e geologia médica recorrendo, nomeadamente, a técnicas de campo, laboratoriais, instrumentais e computacionais; b) compreendam os processos de geodinâmica interna e externa que ocorrem na Terra; c) sejam capazes de reconstituir os principais acontecimentos geológicos que marcaram a evolução do planeta desde a sua formação; d) apliquem os conhecimentos adquiridos na resolução dos problemas de geologia fundamental e aplicada e compreendam o impacto das soluções adotadas num contexto global; e) desenvolvam capacidades de liderança, espirito crítico, criatividade, comunicação, trabalho em equipa e ética profissional. Os licenciados em Geologia estão habilitados para o exercício da atividade profissional como: – Técnicos de empresas e instituições, públicas e privadas, dos sectores da exploração, extração e gestão de recursos geológicos e energéticos, geotecnia, avaliação e minimização de impactes e riscos e ordenamento do território; – Docentes / investigadores em instituições de ensino superior e de investigação; – Técnicos de laboratório; – Técnicos de administração central, local e regional; – Gabinetes de projeto / consultoria / auditoria.

Gestão

Licenciatura

A licenciatura em Gestão tem por objetivo formar técnicos de gestão e de negócio, aptos a delinear estratégias empresariais e a participar no processo de tomada de decisão em qualquer empresa pública ou privada, independentemente do setor de atividade. Os licenciados em Gestão estão também tecnicamente habilitados a desenvolver e criar empresas. Potenciais Empregadores: Empresas, públicas ou privadas, dos mais diversos setores de atividade, nomeadamente indústria, bancos, seguradoras, setor financeiro, turismo, saúde e desporto.Gabinetes de auditoria e consultadoriaAdministração pública (ministérios, serviços regionais e locais)Associações comerciais e industriaisOrganizações internacionaisUniversidades e institutos politécnicosInstituições que promovem formação profissionalOrganizações sem fins lucrativosAs capacidades adquiridas pelos diplomados devem permitir-lhes criar as suas próprias empresas em qualquer setor de atividade.

Gestão Comercial

Licenciatura

As principais saídas profissionais para os detentores desta licenciatura estão ligadas ao exercício de funções em: Direções de Departamentos Comerciais e/ou Marketing;Gestão de Produtos e de Equipas de Vendas;Atividades Logísticas;Atividades de Internacionalização;Atividades ligadas ao Comércio e ao Retalho

Gestão da Qualidade

Licenciatura

Gestor de sistema da qualidadeGestor de projetos na área da qualidadeConsultorna área da qualidadeAuditor de sistemas da qualidade

Gestão e Planeamento em Turismo

Licenciatura

A Licenciatura em Gestão e Planeamento em Turismo da Universidade de Aveiro tem por objetivo preparar quadros para o setor do turismo, atividade de grande importância socioeconómica em Portugal e em fase de expansão, para a qual a oferta de técnicos com formação superior se apresenta como insuficiente. Procura-se, neste contexto, formar profissionais de elevada qualificação que possam integrar-se nos setores de planeamento e desenvolvimento do Turismo em organismos governamentais, autárquicos e regionais e ainda a organização, gestão e marketing para o Turismo em empresas públicas e privadas. Mais concretamente o curso visa as seguintes saídas profissionais: – empresas e organizações privadas do setor do turismo (setor hoteleiro, operadores turísticos, companhias de aviação, casinos, parques temáticos, empresas de organização de eventos de aventura, desporto, etc); – administração pública central, regional e local do turismo (câmaras municipais, entidades regionais de turismo, Turismo de Portugal, etc); – empresas de consultoria e gabinetes de estudos; – associações setoriais; – instituições de ensino e investigação.

Gestão Pública

Licenciatura

Técnico superior nas autarquias e em organismos da Administração Central e RegionalGestor em empresas públicas e em organizaçõesprivadas sem fins lucrativosGestor em empresas privadas, nomeadamente naquelas que interagem com o setor público

Imagem Médica e Radioterapia

Licenciatura

O Licenciado em Imagem Médica e Radioterapia pela Escola Superior de Saúde de Aveiro ficará habilitado a exercer a sua profissão nas vertentes da Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia, quer em Portugal quer no Espaço Europeu, em Instituições hospitalares públicas e privadas. No âmbito da sua formação terá também adquirido competências que lhe permitirão optar por percursos/carreiras profissionais em áreas tão diversas como: gestor de produto no âmbito de sistemas de informação radiológicos, especialista de aplicações em Imagiologia, responsável pela segurança e controlo de qualidade radiológica, ensino e investigação, etc.

Línguas e Estudos Editoriais

Licenciatura

O Curso de Licenciatura em Línguas e Estudos Editoriais obedece a uma configuração orientada no sentido de proporcionar empregabilidade, sobretudo em casas editoras e livrarias, em lugares de assessoria: os licenciados adquirem conhecimentos seguros de língua portuguesa, conhecimentos de línguas estrangeiras, formação geral em literaturas e culturas, bem como na área da edição, competências em novas tecnologias da comunicação e informação, designadamente, em multimédia aplicada à edição, e conhecimentos de gestão a um nível introdutório. Estes licenciados poderão também exercer funções em quaisquer empresas e instituições que desenvolvam atividades de produção e comercialização de publicações.

Línguas e Relações Empresariais

Licenciatura

A conjugação de competências em Línguas Estrangeiras com conhecimentos de Gestão e Marketing e com o domínio das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação, permite aos licenciados que concluam o 1.º ciclo em Línguas e Relações Empresariais o exercício das funções de assessoria abaixo descritas para os titulares do 2.º ciclo, em diversas empresas e organizações. O 1.º ciclo de formação em Línguas e Relações Empresariais poderá ser seguido de um ano de profissionalização integrado no 2.º ciclo de formação, que, para além de reforçar as competências nas áreas científicas do Curso, proporciona um estágio numa empresa ou organização, o que em muito pode contribuir para conferir maior empregabilidade aos diplomados. A conclusão do primeiro ano do 2.º ciclo de estudos confere aos alunos um diploma de Curso de Especialização. Aos titulares do 2.º ciclo será conferido o grau de mestre, ficando habilitados a desempenhar, entre outras, as seguintes funções: assessoria de órgãos superiores de administração e decisão empresarial em contextos inter e pluriculturais;assessoria de atividades ligadas à publicidade e comunicação;coordenação de comunicação nas organizações empresariais e/ou institucionais;coordenação de iniciativas socioprofissionais nas instituições e/ou empresas;criação, organização e divulgação de eventos, como congressos, seminários e encontros profissionais;assessoria/coordenação no âmbito das atividades de representação

Línguas, Literaturas e Culturas

Licenciatura

Inserção no mercado de trabalho em atividades de gestão cultural, cooperação internacional e assessoria em empresas nas áreas de Línguas. Este curso fornece ainda formação base para a frequência de segundos ciclos quer ao nível da formação de professores, quer ao nível de várias áreas de línguas, literaturas e culturas (Literatura, Linguística, Cultura, Tradução e, com algumas condicionantes, Relações Empresariais).

Marketing

Licenciatura

Relativamente às saídas profissionais, os licenciados em marketing pelo ISCA-UA podem ser definidos de acordo com o seguinte perfil: capacidade para analisar as principais variáveis do marketing e assumir, nas organizações, o papel de interlocutor entre estas e o exterior para que respondam de forma imediata às necessidades manifestadas pelo mercado. Habilitados para exercer as funções de gestor de marketing; técnico de estudos de mercado; marketing research; relações públicas; gestor de contas; ou diretor de publicidade e meios, estes licenciados ficarão aptos a realizar análise e pesquisas de mercado; a ser relações públicas de empresas e instituições; a definir programas de marketing; a divulgarem a imagem e comunicação da empresa ou instituição; a coordenar e monitorizar atividades de vendas; e a participar no processo de gestão estratégica das organizações.

Marketing pós-laboral

Licenciatura

Relativamente às saídas profissionais, os licenciados em marketing pelo ISCA-UA podem ser definidos de acordo com o seguinte perfil: capacidade para analisar as principais variáveis do marketing e assumir, nas organizações, o papel de interlocutor entre estas e o exterior para que respondam de forma imediata às necessidades manifestadas pelo mercado. Habilitados para exercer as funções de gestor de marketing; técnico de estudos de mercado; marketing research; relações públicas; gestor de contas; ou diretor de publicidade e meios, estes licenciados ficarão aptos a realizar análise e pesquisas de mercado; a ser relações públicas de empresas e instituições; a definir programas de marketing; a divulgarem a imagem e comunicação da empresa ou instituição; a coordenar e monitorizar atividades de vendas; e a participar no processo de gestão estratégica das organizações.

Matemática

Licenciatura

Os licenciados em Matemática podem optar pela área de investigação matemática em centros de investigação em universidades ou outras instituições; ensinar matemática em escolas básicas e secundárias, contribuindo para o conhecimento científico nas gerações futuras; trabalhar em empresas que procuram inovação e desenvolvimento, utilizando e reinventando técnicas computacionais, realizando tratamento estatístico da informação, repensando procedimentos e optimizando recursos. Um matemático pode, por exemplo, resolver problemas de segurança na internet usando criptografia;construir modelos matemáticos para o estudo das estruturas  moleculares;realizar estudos epidemiológicos;otimizar tarefas num hospital ou empresa;fazer estudos estatísticos para prevenir catástrofes ambientais;realizar estudos de mercados;encontrar processos matemáticos eficientes de automação industrialusar problemas inversos para reproduzir imagens 3D a partir de imagem 2D, por exemplo, para scanners tomográficos ou para produção cinematográfica;quantificar riscos e fazer estudos para seguradoras.

Meterologia, Oceanografia e Clima

Licenciatura

A licenciatura em Meteorologia, Oceanografia e Clima (MOC),  representa o ciclo inicial  (1º ciclo) de formação superior nas áreas das Ciências da Atmosfera e do Clima, dos Oceanos, e das ciências da Terra. Este curso tem por base uma formação sólida em Ciências Físicas, em Matemática e em Ciências Computacionais, provendo o desenvolvimento de capacidades críticas e analíticas na resolução de problemas de grande atualidade e importância para a sociedade.  Esta formação permite aos alunos estudar de forma interdisciplinar estas áreas, usando metodologias inovadoras, através de ferramentas  computacionais,  observacionais, laboratoriais e teóricas.  A licenciatura em MOC, permite ainda proporcionar a formação científica específica para continuar os estudos ao nível dos 2º e 3º ciclos (Mestrado e Doutoramento), enquadrando os trabalhos de investigação no Laboratório Associado CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar. Alternativamente, os alunos licenciados em MOC podem inserir-se no meio empresarial e em consultorias,  como técnicos  ambientais, em laboratórios do Estado (IH, IPMA, LNEC), ou na Força Aérea, entre outros.

Multimédia e Tecnologias da Comunicação

Licenciatura

A obtenção do curso em Multimédia e Tecnologias da Comunicação habilita os(as) licenciados(as) a exercerem profissões nas áreas do Design Centrado no Utilizador e UX, do Desenvolvimento Tecnológico na Web, da Criação Audiovisual para Novos Media e da Gestão de Comunicação Multimédia, áreas com elevada empregabilidade no atual contexto de transformação digital da economia e da sociedade.

Música

Licenciatura

Competências Básicas Estruturar e redigir trabalhos em domínios específicos das ciências da música. Preparar e efetuar uma apresentação e/ou defesa pública de uma ideia ou projeto, se necessário, com suporte tecnológico- Preparar e efetuar uma apresentação pública no quadro da performance- Conhecer o contexto nacional e europeu no que respeita ao desenvolvimento das ciências da música e da performance. – Dominar os procedimentos de pesquisa, organização de informação e sua sistematização. Competências Específicas – Preparar e desenvolver um projetos de intervenção no quadro da performance tendo em conta aspetos como: tipo de público, instituições, meios, etc. – Desenvolver um trabalho articulado de música de conjunto em pequenos e grandes ensembles.- Desenvolver um trabalho de criação musical, quer sob o ponto de vista instrumental, quer através da utilização de meios eletroacústicos e/ou informáticos.- Desenvolver um trabalho articulado no quadro das artes de espetáculo em especial em teatro musical- Assessorar a produção de espetáculos – Colaborar na especialidade em projetos de edição musical multimédia

Psicologia

Licenciatura

Os licenciados que pretendam futuramente exercer a profissão devem ingressar num mestrado de continuidade na área da psicologia e, de seguida, realizar um estágio profissionalizante. Mais especificamente, o Diploma Europeu de Psicologia estipula que a formação necessária para o exercício autónomo da profissão de psicólogo é de 360 ECTS, correspondendo a 5 anos de formação universitária ao longo de dois ciclos (180 ECTS no 1º ciclo + 120 ECTS no 2º ciclo), seguidos de pelo menos 1 ano de formação/estágio profissional (60 ECTS) sob supervisão das associações profissionais, que em Portugal será a Ordem dos Psicólogos Portugueses, ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 1 e no nº2 do art.º 51º, bem como no nº 1 e na alínea a) do nº 2 do art.º 52º do Decreto-Lei nº 57/2008. A Licenciatura em Psicologia da Universidade de Aveiro foi criada como o 1º ciclo de formação básica, multidisciplinar e generalista, de um percurso de dois ciclos conducente ao grau de mestre em diversas áreas como a «Psicologia Forense» e a «Neuropsicologia Clínica e da Saúde» ou noutra especialidade psicológica em que a UA venha a criar programas de ensino. Os alunos que terminarem um dos segundos ciclos na Universidade de Aveiro, poderão ser inseridos em empresas (ou prestar serviços de assessoria externa às mesmas), em domínios como a gestão de recursos humanos, o marketing e a publicidade, poderão trabalhar em instituições de saúde públicas e privadas (hospitais e centros de saúde), nas escolas (orientação vocacional, gestão de risco, assessoria à decisão escolar), no setor das necessidades educativas especiais, na psicologia forense, na reinserção social, na reabilitação neuropsicológica, no apoio aos idosos, bem como em novos nichos de mercado, tais como a ergonomia, a psicologia animal aplicada à veterinária, ou o comportamento económico e de consumo. Pretende-se que os Mestres em Psicologia pela Universidade de Aveiro sejam capazes de cooperar no desenvolvimento de projetos de interface com as engenharias (robótica e inteligência artificial) e de aplicações da análise experimental do comportamento (engenharia do comportamento).

Química

Licenciatura

A Licenciatura em Química da UA prepara profissionais com uma formação sólida, que lhes permite o acesso ao mercado de emprego em funções na área da química: – Indústria química ou áreas relacionadas; – Laboratórios de análises e de controlo de qualidade (nas áreas industrial, alimentar, ambiental, etc); – Empresas de serviços: consultoria; assessoria técnico-comercial, marketing. A sólida formação de base adquirida permitirá ainda a estes profissionais aceder ao segundo ciclo de formação (Mestrado), de forma a aprofundar as suas competências em áreas científicas afins de forma a valorizar o seu perfil profissional e/ou responder às exigências que ao longo da sua carreira lhe são colocadas pelo mercado de trabalho. A licenciatura em Química da Universidade de Aveiro encontra-se reconhecida com o Chemistry Eurobachelor®Label. Após recente estudo de inquérito a potenciais empresas empregadoras, o plano curricular da licenciatura em Química irá ter a partir de 2018-2019 alguns ajustamentos, nomeadamente em unidades curriculares de opção que irão ao encontro das expetativas de estudantes e permita melhor responder a necessidades do mercado de trabalho.

Secretariado e Comunicação Empresarial

Licenciatura

Assessor de direção/administração; Coordenador técnico de serviços e gabinetes de comunicação; Organizador e gestor de eventos.

Tecnologias da Informação

Licenciatura

Web Developer / Web DesignerProgramador / Analista de SoftwareProjetista e Administrador de Redes e Sistemas Informáticos

Terapia da Fala

Licenciatura

O Terapeuta da Fala atua, de forma independente ou integrado em equipas (multi e/ou interdisciplinares), em: – hospitais – centros de saúde – centros de medicina de reabilitação – consultórios, gabinetes e/ou clínicas privadas – creches, jardins de infância e escolas – instituições particulares de solidariedade social – instituições de reinserção social – centros de dia e lares de idosos – unidades de cuidados continuados integrados – estabelecimentos de ensino particular e cooperativo – empresas de cuidados ao domicilio ou outras – instituições de formação/docência – unidades de investigação

Tradução

Licenciatura

A formação conferida pelo primeiro ciclo permite equacionar empregabilidade em empresas de tradução e em instituições públicas ou privadas: os licenciados adquirem formação geral em Tradução, competências de pesquisa e de utilização das principais ferramentas de tradução, competências linguísticas e de mediação entre línguas e culturas, bem como conhecimentos sólidos em língua portuguesa. Este primeiro ciclo poderá ser seguido de um ano de profissionalização integrado no segundo ciclo de formação em Tradução Especializada, que proporciona a aquisição de competências numa área de especialização e o desenvolvimento de um trabalho de projeto em contexto profissional.